O apresentador do Oscar Chris Rock se recusou a registrar um boletim de ocorrência sobre o tapa do ator Will Smith durante a transmissão ao vivo da cerimônia do Oscar, informou o departamento em um comunicado na noite de domingo.
“Se o partido desejar um relatório policial em uma data posterior, a polícia de Los Angeles estará disponível para completar um relatório investigativo”, disse o comunicado.
O ator e comediante Rock estava apresentando o Oscar de Melhor Documentário quando fez uma piada sobre a esposa de Smith, Jada Pinkett Smith, aparentemente aludindo à cabeça raspada dela. Pinkett Smith revelou em 2018 que desenvolveu a alopecia, condição de perda de cabelo.
“Mal posso esperar para ver você em ‘G.I. Jane 2′”, disse Rock, referindo-se ao filme de 1997 estrelado por Demi Moore como um soldado com a cabeça raspada.
Smith correu para o palco, deu um tapa em Rock e gritou com ele.
“Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca!” Smith disse quando voltou ao seu lugar. A cena foi divulgada na rede de TV americana ABC e deixou o público em casa e no Dolby Theatre atordoados.
No final da noite, Will Smith ganhou o prêmio de Melhor Ator pelo filme “King Richard”, interpretando Richard Williams, o pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams.
Durante seu discurso de aceitação, Smith disse que Williams fez qualquer coisa para proteger sua família, o que parecia ser uma tentativa de explicar seu tapa. Ele também disse que o colega indicado ao ator principal Denzel Washington, que se aconchegou com ele após o incidente do tapa, disse a ele minutos antes de seu prêmio ser anunciado: “No seu momento mais alto, tenha cuidado. É quando o diabo vem atrás de você.”
Smith se desculpou com a Academia e seus colegas indicados – mas não com Rock.
Um porta-voz da Polícia de Los Angeles disse que não havia prazo para apresentar uma queixa e que “concluiria um relatório a qualquer momento no futuro”.
“Para crimes de contravenção, a cooperação da vítima é importante para o sucesso do processo”, acrescentou o porta-voz.