O Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) firmou uma parceria estratégica com o Retiro dos Artistas, localizada em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Assim, o objetivo é revitalizar o centro cultural da instituição. Então, com essa colaboração, o espaço, que tradicionalmente acolhe artistas idosos em situação de vulnerabilidade social, passará a ter uma programação regular aberta ao público. De tal forma que beneficiará não só os residentes, mas também a comunidade local.
O recém-batizado Sesc Retiro dos Artistas terá como missão preservar e celebrar a memória da cultura e do entretenimento brasileiro. A parceria inclui uma ampla gama de atividades culturais e recreativas. Tais como: apresentações de teatro e música, exibições audiovisuais, exposições, e oficinas de economia criativa, além de ações voltadas para o bem-estar físico e mental dos moradores. Além disso, entre as novidades, destaca-se a instalação de uma unidade móvel OdontoSesc e a realização de um espetáculo inédito coordenado pelo filósofo e educador Gabriel Chalita, com a participação de residentes e artistas convidados.
Presidente do Retiro dos Artistas celebra acordo
Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, celebrou o acordo, que terá duração de 10 anos. Então ele destaca a importância dessa união entre duas instituições comprometidas com a cultura. Ademais, ele enfatizou que a parceria não apenas enriquece a vida dos 60 residentes atuais, mas também fortalece a conexão com a comunidade de Jacarepaguá. Como resultado, proporcionando acesso a um calendário cultural robusto e variado.
Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ, ressaltou que o Retiro dos Artistas é um reflexo perfeito da missão do Sesc. Isto porque combina cultura e assistência social. Ele afirmou que a parceria era uma iniciativa há muito desejada e que agora possibilitará uma maior integração dos residentes às atividades culturais oferecidas pelo Sesc, valorizando ainda mais suas contribuições ao longo da vida.
Os próprios moradores do Retiro dos Artistas, como o ator Rui Resende e a bailarina argentina Morita Heredia, expressaram entusiasmo com a nova fase. Para Rui, que vive no retiro há cinco anos, a parceria promete intensificar o contato com a arte e criar novas oportunidades de envolvimento. Já Morita, residente há quase um ano, vê com bons olhos a ampliação das atividades culturais e sociais, que ela já apreciava em suas visitas ao Sesc.
História
Fundado oficialmente em 1918, o Retiro dos Artistas tem uma história rica e significativa na preservação da dignidade e do bem-estar de profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade. Dependente de doações e trabalho voluntário, a instituição agora conta com o apoio do Sesc RJ para continuar sua missão de oferecer uma vida digna e culturalmente rica aos seus residentes.
Resumo para quem está com pressa:
- Sesc RJ e Retiro dos Artistas firmam parceria para revitalizar o centro cultural em Jacarepaguá.
- O Sesc Retiro dos Artistas terá programação cultural regular aberta ao público.
- Atividades incluem teatro, música, exposições, oficinas e bem-estar dos residentes.
- A parceria de 10 anos foi comemorada por Stepan Nercessian, presidente do Retiro.
- Antonio Queiroz, do Sesc RJ, destacou a integração cultural e social como objetivo principal.
- Residentes como Rui Resende e Morita Heredia elogiaram a iniciativa.
- Retiro dos Artistas, fundado em 1918, é crucial para a preservação da dignidade de artistas em vulnerabilidade.