Cientistas deram um passo de gigante na exploração de Marte ao descobrir, pela primeira vez, um reservatório de água líquida nas profundezas do planeta vermelho. A notícia é digna de filme de ficção científica, mas é pura realidade, graças à sonda Insight, da NASA, que desde 2018 andou bisbilhotando o que acontece debaixo da superfície marciana. Foram quatro anos registrando tremores e, finalmente, os cientistas identificaram um sinal que pode mudar tudo: água líquida em Marte, minha gente!
Até agora, Marte era conhecido por suas reservas de gelo nos polos e traços de vapor na atmosfera, mas água líquida? Essa é uma novidade que pega todo mundo de surpresa! A sonda Insight fez um trabalho digno de Sherlock Holmes do espaço, registrando mais de 1.319 tremores até dezembro de 2022. Usando a velha tática de “escutar” as ondas sísmicas, os cientistas descobriram que essas vibrações provavelmente viajaram por materiais contendo água, a uns bons 10 a 20 km de profundidade.
Nasa encontra Santo Graal em Marte
Michael Manga, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, resumiu a descoberta com uma pitada de humor: “É a mesma técnica que usamos para achar água, petróleo e gás na Terra. Então, por que não em Marte?”. E não para por aí. Segundo Vashan Wright, da Universidade da Califórnia em San Diego, entender o ciclo da água em Marte é a chave para desvendar o mistério da evolução do clima e da superfície do planeta. Traduzindo: a água é tipo o Santo Graal da ciência planetária.
O mistério só aumenta. Marte já foi um planeta cheio de rios e lagos, mas há três bilhões de anos virou esse deserto que conhecemos hoje. Parte da água evaporou para o espaço quando Marte perdeu sua atmosfera, mas parece que o planeta guardou um segredinho no subsolo. Como diz Manga: “Boa parte da nossa água está no subsolo aqui na Terra, então por que seria diferente em Marte?”. Parece que o planeta está jogando esconde-esconde com a gente.
Água mole em pedra dura
Mas antes que você comece a planejar sua viagem para Marte, aqui vai a parte menos divertida: perfurar 10 km na crosta marciana para acessar essa água não é exatamente fácil, nem mesmo para Elon Musk e seus planos malucos de colonizar o planeta. Ou seja, essa água pode não estar ao alcance dos primeiros colonizadores tão cedo. Fica o desafio para os engenheiros do futuro!
No entanto, para os caçadores de vida extraterrestre, essa descoberta é um prato cheio. Onde tem água, tem vida, certo? Pelo menos, essa é a esperança. Se há algum lugar em Marte onde micróbios marotos possam estar se escondendo, é nessas profundezas úmidas. Quem sabe, Marte ainda nos reserve surpresas de tirar o fôlego – e dessa vez, com menos poeira e mais água!
Resumo para quem está com pressa:
- Cientistas descobriram água líquida no subsolo de Marte, a 10-20 km de profundidade.
- A descoberta foi feita pela sonda Insight da NASA, que registrou tremores durante quatro anos.
- Marte pode ter guardado um segredo: água líquida em suas profundezas, mesmo sendo um deserto hoje.
- Perfurar para acessar essa água? Nem Elon Musk está pronto para esse desafio!
- A descoberta acende a esperança de encontrar vida microbiana em Marte.