Na disputa do Atletismo, o Brasil garantiu a dobradinha na prova dos 110 metros com barreiras dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. O ouro de Eduardo de Deus e o bronze de Rafael Pereira veio na última quarta-feira (1). O dia também terminou com o lugar mais alto no pódio nos 400 metros com Lucas Conceição.
“É muito gratificante sair com essa medalha. Confesso que fiquei um pouco preocupado ali depois da última barreira, pois perdi um pouco de força. Vi que o americano estava vindo, então fechei o olho, joguei o peito e esperei no placar um pouco. É muito emocionante ver o seu nome lá em cima“, disse Eduardo de Deus.
Quem também celebrou demais o ouro conquistado foi Lucas Conceição, que correu os 400 metros em 45s77: “Estava muito concentrado na minha prova, na minha corrida e isso que me trouxe o mérito de ser campeão pan-americano […]. É muito gratificante sair com essa medalha de ouro, de conseguir terminar bem e ver que conseguimos o que tanto almejamos. Estou muito feliz por isso”.
ULTRAPASSAM BARREIRAS! ?
— Time Brasil (@timebrasil) November 1, 2023
Eduardo Rodrigues é espetacular na prova dos 110m com barreiras e conquista a medalha de ouro no Pan de Santiago! ?♂️
E ainda tivemos ? para Rafael Pereira! Dose dupla no pódio!
▶️: https://t.co/b3cm40HRRs
?: https://t.co/uimUYtZSH8 pic.twitter.com/ep7Ol1h8Uz
ALÉM DO ATLETISMO!
Apesar do favoritismo em algumas modalidades, o Brasil decidiu surpreender na disputa do Pan-Americano de Santiago, no Chile. Com 40 medalhas de ouro, 53 de prata e 43 de bronze, a delegação canarinha assumiu o segundo lugar no quadro de medalhas. O Estados Unidos ainda segue na liderança.
A seleção brasileira ultrapassou o Canadá na noite do último domingo (29). Isso porque o basquete e o handebol feminino conquistaram a medalha de ouro no Pan 2023. Depois, a ultrapassagem foi em cima do México. No entanto, a distância entre as delegações é mínima, e qualquer nova medalha pode alterar o quadro dos maiores vencedores.
Em comparação com o Pan de 2019, realizado em Lima, no Peru, o Brasil tem 32 medalhas a menos que a última edição. Contudo, a equipe verde e amarela ainda tem quatro dias de disputa, já que o evento termina no dia 05 de novembro. Vale lembrar que o atletismo, grande esperança de medalhas, segue rolando.