Neste sábado (3), quatro jogos agitam a primeira fase da 21ª edição da Copa do Nordeste, maior competição regional do futebol brasileiro. Assim, o tradicional torneio, apelidado de Lampions League (referência à Champions League) reúne 16 clubes e terá premiação recorde de R$ 50 milhões, valor 20% mais alto comparado ao ano passado.
“Esse valor poderá ser até aumentado. Estamos negociando novos patrocinadores. Se conseguirmos mais parceiros, esses recursos serão destinados para os clubes. O objetivo da CBF é tornar ainda mais atraente financeiramente a competição para os times e federações e mais interessante para os torcedores, que adoram a Copa do Nordeste“, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em depoimento ao site.
A partir das 16h (horário de Brasília), a bola rola no Estádio dos Aflitos, em Recife, para Náutico e Botafogo-PB. Por outro lado, no mesmo horário, o Fortaleza recebe o América-RN na Arena Castelão, com arbitragem 100% feminina, fato inédito na competição. A árbitra da partida será a paraibana Ruthyanna Camila, que atuará em parceria com as assistentes Brigida Cirilo (AL) e Carla Renata Cavalcanti (PE).
VEEEEM LOGOOO, FINAL DE SEMANA! ?
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) February 2, 2024
A Copa do Nordeste começa amanhã, então fiquem ligados em nossa agenda! ?⚽ pic.twitter.com/mvrNqL1vCQ
MAIS COPA DO NORDESTE!
Dessa forma, na primeira fase do torneio, os 16 clubes estão divididos em dois grupos, que se enfrentam em jogos únicos, ao longo de oito rodadas. Na chave A estão Ceará, Sport, CRB, Vitória, Botafogo-PB, América-RN, River e Maranhão. Já o grupo B tem Fortaleza, Bahia, Náutico, ABC, Juazeirense, Altos, Treze e Itabaiana. Os times mais bem colocados em cada grupo avançam às quartas de final.
Apenas a disputa do título – a taça tem o apelido de orelhuda – terá jogos de ida e volta, nos dias 5 e 9 de junho. O clube de melhor campanha fará a final em casa. O atual campeão nordestino é o Ceará, que no ano passado derrotou o Sport nos pênaltis. Foi o tricampeonato do Vozão, que já levantou o troféu em 2015 e 2020.
No entanto, a Bahia ostenta os maiores campeões da história da Lampions League: tanto o Tricolor de Aço, quanto o rival Vitória colecionam quatro títulos cada. O Esquadrão foi campeão em 2001, 2002, 2017 e 2021. Já o Leão da Barra conquistou o troféu em 1997, 1999, 2003 e 2010.
(Agência Brasil)