Maior campeão da Copinha, o Corinthians faturou dentro de casa, na Neo Química Arena, seu 11º título do torneio. O nome do jogo foi o atacante Kayke Ferreira, que marcou um golaço contra o Cruzeiro, aos 39 minutos do segundo tempo. Ele definiu a partida diante de mais 43 mil torcedores que lotaram as arquibancadas. O jogo aconteceu no feriado em São Paulo, quando celebra-se a fundação da cidade.
Assim, a conquista do hendecampeonato (11 títulos), põe fim a um hiato de sete anos desde a última vez que o Corinthians ergueu a taça da Copinha. A principal competição de categorias de base no país teve início no último dia 2. Ela contou com 128 times e cerca de 3,5 mil atletas, com idades entre 15 e 21 anos.
O primeiro tempo foi dominado pelo Cruzeiro. Com quatro jogadores atuando no meio-campo, a equipe mineira foi bem mais criativa, chegando com velocidade no ataque. Logo aos nove minutos, Xavier puxou contra-ataque, invadiu a área, chutou forte e, no rebote, Arthur desperdiçou a chance de abrir o placar chutando para fora. Depois aos 20, nova chance dos Crias da Toca em cobrança de falta de Vitinho.
ACABOOOOOOOOOOOOOOOOOU!!!!!!!!!!!! ???????????
— Corinthians (@Corinthians) January 25, 2024
O TIMÃOZINHO É CAMPEÃO DA COPINHA 2024!!!!!!!!!! O MAIOR CAMPEÃO!!!!! ?????
AQUI É CORINTHIANS!!!!!! ?
Corinthians 1 ? 0 Cruzeiro
⚽ Kayke#FilhosDoTerrão#CorinthiansNaBase#VaiCorinthians pic.twitter.com/dsznKe20u6
CORINTHIANS TEVE DIFICULDADES!
Pressionado pela torcida, o Corinthians custou a se encontrar em campo. A melhor oportunidade surgiu já aos 45 minutos, após jogada individual de Kayke, que errou na finalização dentro da pequena área. Já no bate-rebate, a bola sobrou para Higor, mas ele chutou para fora, rente à trave direita do goleiro Otávio.
Depois do intervalo, o Cruzeiro seguiu pressionando em busca do primeiro gol. E por muito pouco não marcou com Vitinho, aos 23 minutos, que mandou uma bomba da entrada da área, mas Felipe Longo defendeu e salvou o Timãozinho. Dois minutos depois, Tevis balançou o fundo da rede corintiana com um belo gol: chutou da entrada da área e a bola encobriu goleiro.
No entanto, o gol não foi validado pelo árbitro, que anotou falta de ataque do Cruzeiro. Aos poucos, com jogadas de contra-ataque, o Corinthians foi se soltando mais na partida. Aos 31, Vitor Meer chutou com perigo em direção ao gol. A bola ainda desviou em Arthur Sousa e só não entrou porque o goleiro Otávio estava atento. O gol da vitória saiu oito minutos depois, com Kayke dominando a bola na entrada da área e soltando um belo chute cruzado, sem chances para o goleiro.
(Agência Brasil)