No último domingo (12), o astro Novak Djokovic fez sua estreia na disputa do ATP Finals, tradicional torneio de tênis. O evento conta com os oito melhores tenistas no ranking mundial ao fim da temporada. Assim, o sérvio encarou o jovem Holger Rune e venceu por dois sets a um. Com parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (1-7) e 6/3, ele ficou em quadra por mais de três horas e desabafou logo após a partida.
“Custou tudo. Mas foi no primeiro game que ele disparou da linha de base nos primeiros 3 ou 4 pontos. Eu sabia que seria uma noite difícil para mim. Se eu quisesse vencer esta partida, teria que trabalhar muito.. O significado da partida desta noite.. saber que se eu ganhasse, conquistaria o primeiro lugar no ranking. Significa muito. Dava para ver que havia muitas emoções na quadra. Eu podia sentir isso“, disse.
No entanto, Djokovic não conquistou apenas mais uma vitória. Com o triunfo, ele assegurou o primeiro lugar do ranking ao fim da temporada. Sobre o feito especial para a carreira, o sérvio comentou a pressão que sentiu durante a partida e vibrou com a coroação de um ano espetacular dentro das quadras.
“Eu estava ansioso para vencer esta noite e tirar aquele macaco das minhas costas. Ganhei em Paris, o que me colocou numa posição muito melhor no ranking. Mas eu sabia que, ao entrar em Turim, teria que vencer apenas uma partida. Um grande objetivo foi alcançado. Todo o resto agora é um bônus. É a coroação da temporada, terminar como número 1 do mundo. É o sonho de todo jogador“, continuou Djokovic.
HE DOES IT AGAIN ?
— ATP Tour (@atptour) November 12, 2023
Novak Djokovic is your ATP Year-End No. 1 presented by Pepperstone!@PepperstoneFX | #ATPRankings | #partner pic.twitter.com/MGQkaslVhj
DJOKOVIC CAMPEÃO EM PARIS!
No penúltimo final de semana, o astro Novak Djokovic conquistou o título do Masters 1000 de Paris, na França. Na grande final, ele enfrentou o búlgaro Grigor Dimitrov e venceu por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/3. Porém, o 40º título do sérvio em torneios da ATP ficou em segundo plano logo após a entrevista do campeão. Nela, Djoko rebateu uma antiga fala de Rafael Nadal.
“Vou buscar todos os recordes possíveis, todos os que eu puder bater. Nunca tive problema em dizer isso. E é por isso que as pessoas não gostam. Não fingi como algumas pessoas… Dizendo que não é meu objetivo, e depois me comportando de maneira diferente… Sempre tentei ser consistente com o que acredito“, disparou Djokovic em clara alusão à fala de Nadal.
Confira a declaração recente de Rafael Nadal sobre a carreira de Djokovic! “Para ele, teria sido uma frustração maior não consegui-lo. E talvez seja por isso que o conseguiu, liderou a ambição ao máximo. Tenho sido ambicioso, mas com uma ambição saudável que me permitiu ver as coisas com perspectiva, não ficar frustrado, não ficar mais irritado do que o necessário na pista quando as coisas não iam bem“.