Na tarde desta terça-feira (28), um famoso jornal espanhol fez aquilo que ninguém esperava. Antes do jogo entre Feyenoord e Atlético de Madrid, pela Champions League, o AS publicou uma matéria sobre o atacante Igor Paixão. Dessa forma, o intuito da publicação era enfatizar a qualidade e o perigo do brasileiro dentro de campo. Porém, o título adotado para a reportagem foi amplamente racista.
Ao apresentar Igor Paixão, o jornal AS o intitulou como “descendente de escravos“. Obviamente, a publicação viralizou rapidamente e causou enormes problemas para o periódico. Assim, os espanhóis trocaram o termo utilizado no título e deixaram a matéria no ar. Vale destacar que o brasileiro tem origem quilombola, grupo étnico racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante a escravidão.
Até o momento, Igor Paixão não se pronunciou a respeito do ocorrido, visto que a bola rola para a partida a partir das 17h (horário de Brasília). Por outro lado, o famoso jornal espanhol sequer pediu desculpas pelo racismo cometido. Vale citar que essa não é a primeira vez em que periódicos espanhóis cometem esse tipo de crime, visto que Vinicius Jr foi chamado de “mentiroso” por denunciar atos racistas.
Jornal espanhol AS publica matéria para falar sobre Igor Paixão e se refere ao atacante brasileiro como "descendente de escravos".
— Planeta do Futebol ? (@futebol_info) November 28, 2023
Após a repercussão negativa, a publicação foi excluída.
? Divulgação pic.twitter.com/SCKJa8MkWI
MAIS UM FAMOSO JORNAL!
Mesmo com tanta luta, o atacante Vinicius Jr recebeu mais uma prova do preconceito das pessoas. No começo deste mês, ele estampou a capa do jornal Superdeporte, o principal veículo da região de Valência, na Espanha. A foto utilizada do brasileiro veio da partida entre Real Madrid e o time da cidade. Na ocasião, atos de racismo aconteceram contra o jogador.
No entanto, alguns veículos ainda não entenderam a luta de Vinicius Jr e seguem o provocando. Logo após vencer o Prêmio Sócrates, que premia jogadores engajados em causas sociais, o atacante virou alvo novamente. Desta vez, o jornal Superdeporte o chamou de “Pinóquio” depois do discurso do brasileiro contra o racismo na premiação da Bola de Ouro.