Depois de pouco suspense, a FIFA confirmou o óbvio e anunciou que a Arábia Saudita sediará a Copa do Mundo de 2034. O anúncio oficial veio do presidente Gianni Infantino através das redes sociais. Mas você pode pensar nos motivos para a escolha do país para sediar o torneio. E a gente te explica! Os árabes eram os únicos candidatos a receber o evento na data citada.
Momentos antes do anúncio, a Austrália retirou sua candidatura e deixou a Arábia Saudita como única possibilidade. Dessa forma, Gianni Infantino e a FIFA não tiveram muita escolha a não ser confirmar a informação. Por outro lado, o país árabe já vinha se preparando para receber o torneio depois da chegada de grandes jogadores ao campeonato local.
“O MAIOR SHOW DA TERRA será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026 – na América do Norte. As duas edições da Copa do Mundo FIFA seguintes devem ser sediadas na África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) – com três partidas comemorativas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) – em 2030 e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034“, anunciou Infantino.
?? OFFICIAL: World Cup 2034 will be hosted by Saudi Arabia, as president Gianni Infantino has confirmed. ??
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) October 31, 2023
“Football unites the world like no other sport, World Cup is perfect showcase for a message of unity and inclusion”.
“Different cultures can be together”. pic.twitter.com/ScNJqPzPf7
“Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na realização de partidas do torneio. Isso torna o futebol verdadeiramente global!“, completou o presidente da FIFA.
FIFA AINDA VAI CONFIRMAR!
Mesmo com o anúncio feito por Gianni Infantino, a FIFA ainda vai confirmar a informação oficialmente. Isso deve acontecer no próximo Congresso da entidade, em maio do ano que vem, na Tailândia. Por outro lado, o dirigente seguiu com a postura e voltou a falar sobre a sede escolhida para a Copa do Mundo de 2034.
“O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, e a Copa do Mundo da FIFA é a vitrine perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão, além de fornecer uma ilustração importante de como diferentes culturas podem estar juntas e aprender e compreender-se melhor“, finalizou Gianni Infantino.