O hipismo brasileiro conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes de saltos nos Jogos Pan-Americanos de 2023, que acontecem em Santiago, no Chile. O feito foi alcançado na última quarta-feira (1), na Escola de Equitação do Exército. O time contou com Rodrigo Pessoa, Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Stephan Barcha. O ouro ficou com os Estados Unidos e o Canadá com a prata.
“Demonstramos que estamos sempre entre os melhores e é importante sempre brigar por medalha em qualquer que seja o campeonato. Tínhamos uma margem pequena de manobra, aconteceram coisas que não estavam planejadas, o Marlon teve um problema um pouco delicado com a égua dele, eu fiz uma falta pequena na primeira passagem e na segunda não consegui corrigir“, falou Rodrigo Pessoa.
“Foram erros para analisar e ver como corrigir para a próxima, e ano que vem, em Paris, obviamente, é mais importante, mas, pelo menos, não saímos daqui sem nada. Passamos de ouro para bronze”, declarou o medalhista de bronze.
BRONZE NO HIPISMO! ?
— Time Brasil (@timebrasil) November 1, 2023
Stephan Barcha, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa e Marlon Zanotelli somam 20.32 pontos e levam o bronze no Hipismo Saltos por equipes! ?
Anota aí mais uma medalha para a modalidade nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023!
Representaram bem demais! ??
▶️:… pic.twitter.com/TNDh5ljWqZ
HIPISMO E O BRILHO DO BRASIL NO PAN!
Apesar do favoritismo em algumas modalidades, o Brasil decidiu surpreender na disputa do Pan-Americano de Santiago, no Chile. Com 40 medalhas de ouro, 53 de prata e 43 de bronze, a delegação canarinha assumiu o segundo lugar no quadro de medalhas. O Estados Unidos ainda segue na liderança.
A seleção brasileira ultrapassou o Canadá na noite do último domingo (29). Isso porque o basquete e o handebol feminino conquistaram a medalha de ouro no Pan 2023. Depois, a ultrapassagem foi em cima do México. No entanto, a distância entre as delegações é mínima, e qualquer nova medalha pode alterar o quadro dos maiores vencedores.
Em comparação com o Pan de 2019, realizado em Lima, no Peru, o Brasil tem 32 medalhas a menos que a última edição. Contudo, a equipe verde e amarela ainda tem quatro dias de disputa, já que o evento termina no dia 05 de novembro. Vale lembrar que o atletismo, grande esperança de medalhas, segue rolando.