Ao se arriscar em Pipeline, no Havaí, o surfista João Chianca passou por momentos de puro desespero. Depois de cair em uma onda, ele foi arremessado pela força da água e bateu a cabeça nos corais. Assim, o brasileiro desmaiou ainda dentro do mar. Vale citar que esse período do ano se caracteriza pelas famosas ‘bombas’, nome que se dá pela força das ondulações em território havaiano.
Com o desmaio, Chumbinho teve que receber ajuda de sua equipe e dos salva-vidas para sair do mar. De acordo com as informações do site GE, o surfista ficou por três minutos desacordado. Porém, os locais e o time do brasileiro tiveram papel mais do que fundamental para evitar o pior. Assim, João Chianca recebeu o resgate inconsciente, mas já estava se recuperando antes de entrar na ambulância.
Em entrevista ao site GE, Guilherme Tâmega, que participou do resgate de João, deu detalhes sobre a força da onda e o que pode ter acontecido. Segundo ele, o surfista já estava bem melhor antes de chegar ao hospital. No entanto, o brasileiro segue internado para receber cuidados dentro das próximas 48 horas. Abaixo você confere o vídeo gravado por Bruno Lemos do momento exato da queda e do resgate!
“A onda era tão pesada que ele deve ter furado e batido de cabeça no coral. Vimos só a prancha, aqui da torre, e quando acontece isso, a gente já corre lá para baixo. Colocamos ele na areia, ele estava com pulsação, mas desacordado. Ele veio se recuperando e já estava querendo sair da maca, conforme tinha melhorado. Quando ele chegou na ambulância, já estava super bem“, relatou Guilherme Tâmega.
JOÃO CHIANCA ESTÁ BEM!
Também em comunicado oficial, a WSL informou que João Chianca está estável após sofrer grave acidente em Pipeline. Nas redes sociais, Lucas Chumbo, irmão de Chumbinho, garantiu que o surfista segue se recuperando bem depois de tudo o que aconteceu. Os exames apontaram uma concussão sofrida por conta da forte queda. Vale lembrar que o brasileiro é um dos classificados para as Olimpíadas de 2024.
“Após uma queda sofrida durante um free surf em Pipeline, João Chianca foi socorrido e está recebendo cuidados no Hospital de Honolulu, onde apresenta quadro estável. Estamos em contato com a sua família, que agradece o carinho e apoio de todos. Estamos gratos à North Shore Lifeguards Association e a toda comunidade do North Shore pela sua resposta imediata e eficaz para garantir a segurança do João“.
Surf : Joao Chianca victime d’un grave accident à Pipeline https://t.co/hUWKvCXupL pic.twitter.com/gw3iSUkskd
— Planète Surf (@PlaneteSurf) December 4, 2023