Na última terça-feira (31), o judô brasileiro conquistou a medalha de prata na disputa final por equipes. Essa se tornou a última participação da modalidade no Pan-Americano de Santiago, no Chile. Os brasileiros lutaram de igual para igual contra a equipe cubana. No entanto, a derrota veio na luta de desempate após três embates vencidos e três perdidos.
Durante a briga por vaga olímpica em Paris 2024, o judô do Brasil se destacou no Pan ao terminar com 16 medalhas (sete ouros, três pratas e seis bronzes). O número foi maior que o melhor resultado obtido há 12 anos, na edição de Guadalajara, no México.
“Acho que a gente fez uma campanha boa, a galera mais nova chegando com força total, que foi bem nos Jogos da Juventude e conseguiu ouro aqui. É bacana ver esta renovação. Mas fico feliz de participar deste momento, ver o que eu consigo melhorar, evoluir, e ir para cima da classificação olímpica para chegar a Paris e encerrar a carreira com chave de ouro”, projetou o peso pesado Rafael ‘Baby’ Silva.
A EQUIPE DE PRATA ???
— Time Brasil (@timebrasil) October 31, 2023
O Brasil conquista a medalha de prata na Disputa por Equipes de Judô ? nos Jogos Pan-Americanos!
Nossos judocas fizeram boa final, mas a equipe de Cuba ?? levou a melhor por 4 a 3. ?
Representaram muito bem! ? pic.twitter.com/Z58iVTjjTT
ANÁLISE DO JUDÔ NO PAN!
“O trabalho é feito realmente mirando os Jogos Olímpicos de Paris, mas claro que sempre queremos ganhar. Sempre buscamos o melhor resultado. Estamos trabalhando com essa equipe mesclada, que tem atletas muito experientes e novatas, isso é muito importante e fortalece muito a equipe“, avaliou Andrea Berti, treinadora da equipe feminina.
“O trabalho para o Pan foi diferente, tivemos que classificar para vir, foi a primeira vez que aconteceu isso. Mesmo com atletas campeões, medalhistas olímpicos e mundiais, eles estavam motivados para estar aqui e buscar a medalha”, seguiu.
Por outro lado, a vaga em Paris se baseia no ranking mundial da Federação Internacional de Judô. A classificação depende da pontuação obtida entre julho de 2022 e junho de 2024.