Apontado como um dos maiores da história, o craque Lionel Messi deu mais um passo rumo ao olimpo do futebol. Na tarde desta segunda-feira (30), ele recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo pela oitava vez na carreira. A cerimônia realizada pela revista France Football aconteceu em Paris, na França.
O período selecionado para análise foi de 22 de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. Dentro desse tempo, Messi fez história com a Argentina e conquistou o tão sonhado título da Copa do Mundo. Dessa forma, o argentino ganhou a Bola de Ouro após os votos de centenas de jornalistas selecionados pela revista francesa.
Para explicar como funcionou a premiação, a France Football divulgou uma lista de 30 finalistas — 20, no feminino. Jornalistas de diversos países selecionaram e organizaram um top cinco. No último evento, mais de 180 nomes participaram. Pontuações foram dadas por posição. O melhor colocado levou a Bola de Ouro.
MESSI HISTÓRICO!
Além do número mágico de oito Bolas de Ouro, Messi fez história por estar vestindo a camisa do Inter Miami. Assim, ele se tornou o primeiro jogador atuando fora da Europa a receber o prêmio. Apesar do pouco tempo na liga norte-americana, ele se destacou mesmo com a Argentina. Por isso, os jornalistas apontaram o nome do camisa dez como melhor da temporada
Por outro lado, Messi viu o atacante Erling Haaland ameaçar a conquista de sua oitava Bola de Ouro. Contudo, o campeão da Champions League com o Manchester City não superou o argentino e ficou com o segundo lugar na lista dos melhores do mundo. Já Mbappé completou o top três da premiação.
Na categoria feminina, Aitana Bonmatí recebeu o prêmio de melhor jogadora do mundo. Ela foi campeã do mundo com a seleção da Espanha e grande destaque do torneio. Falando de brasileiros, Vinicius Jr e Debinha concorreram, mas não chegaram ao top três. Por outro lado, Ederson ficou em segundo lugar na premiação de melhor goleiro. Emiliano Martínez foi o vencedor.