No último final de semana, o NBB realizou mais um jogo e viu a vitória do Vasco contra o Botafogo, por 79 a 62. Até aí, o clássico da temporada pareceu normal dentro de quadra e sem nenhuma suspeita. Porém, uma publicação de um dos dirigentes do Gigante da Colina antes da partida levantou dúvidas. Assim, a Liga Nacional de Basquete (LNB) abriu investigação para analisar o caso.
Nas redes sociais, Pedro Ortega, que é um dos responsáveis pelo basquete do Vasco, mostrou uma aposta feita para a partida. Nela, o dirigente apostou que o clube carioca venceria com menos de 85,5 pontos marcados. E foi exatamente o que aconteceu. Dessa forma, o conflito de interesses ficou flagrante e chamou atenção do NBB e da LNB, que vão investigar o caso.
NBB E LNB SE PRONUNCIAM!
“A LNB encaminhará o fato para análise dos órgãos competentes para que seja apurado se o Sr. Pedro Ortega tem poderes de gestão na equipe de basquete do Vasco e se houve desrespeito ao Regulamento da LNB, que claramente proíbe dirigentes das equipes de participarem de apostas esportivas envolvendo desempenho da sua equipe, sempre respeitando o contraditório e o direito à ampla defesa“, informou a LNB por meio de nota oficial.
Por outro lado, o Vasco também se pronunciou via nota oficial. “O Club de Regatas Vasco da Gama reforça o seu compromisso com os princípios que sempre nortearam o clube, dentre eles a lisura da instituição nas competições em que participa. Ressalta ainda que ações técnicas e decisões de quadra são únicas da comissão técnica. Diante deste esclarecimento inicial, reforçamos que Pedro Ortega na posição de Diretor de Basquete atua como embaixador da modalidade, uma posição consultiva“.
Também via redes sociais, Pedro Ortega se defendeu. “Vocês acharem algo por 3k [mil] de lucro vocês não devem me conhecer mesmo! Eu gasto mais de um milhão e meio por ano com o basquete do próprio bolso! Mas é isso, tentando achar alguma coisa pra desestabilizar nossa equipe, já que estamos em 1º!“.