No clássico realizado na noite desta segunda-feira, dia 1º de julho de 2024, no Allianz Parque, o Palmeiras derrotou o Corinthians por 2 a 0, complicando ainda mais a situação do técnico António Oliveira, que e colocando sob forte pressão. O time de parque São Jorge foi para vice-lanterna do Brasileiro.
A partida começou desequilibrada, o Verdão amassou mas o Timão no primeiro tempo, mas criou muitas chances de gol que não foram convertidas, deixando o placar em 0 x 0 até o final da primeira etapa.
No segundo tempo o Palmeiras manteve a compostura e voltou melhor para a partida. Aos 7 minutos, Veiga abriu o placar, aproveitando uma jogada bem trabalhada pelo meio-campo e uma excelente cobrança de falta que o goleiro corinthiano nem se mexeu para tentar defender.
Quatro minutos depois, aos 11, o jovem Vitor Reis ampliou a vantagem, selando a vitória alviverde, que poderia se transformar numa goleada histórica, mas a arbitragem não permitiu.
O jogo tomou um rumo inesperado aos 15 minutos, quando Estêvão fez um drible desconcertante e o meia Rodrigo Garro não aguentou a humilhação, partindo pra cima de Estevão. A atitude do jovem palmeirense não foi bem recebida por Garro, que foi tirar satisfação. Raphael Veiga entrou na confusão para defender o jovem jogador do argentino, dando um tranco no jogador argentino. O lance resultou num amarelo pro argentino que deu origem à confusão e na expulsão, injusta e exagerada, de Veiga, deixando o Palmeiras com um jogador a menos. Ainda assim o Verdão foi mais efetivo que o vice-lanterna.
Vale destacar que além de jogar quase meia partida com um a menos, o alviverde jogou com um time praticamente de reservas devido desfalques de jogadores que estão na Copa America (Richard Rios, Endrick e Gustavo Gomes), ou que tiveram o segundo amarelo (Rony e Aníbal Moreno), ou que estavam contundidos. Ao final da partida o Palmeiras estava com 8, dos jogadores, que vinham do sub-20.
Com a derrota, o Corinthians vê sua situação se complicar ainda mais na tabela, aumentando a pressão sobre o técnico e o elenco, e levando a torcida a ter pesadelos com mais uma queda para a segunda divisão.
Ficha Técnica:
Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 1º de julho de 2024 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Arbitragem:
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)/RS
Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA)/CE
Árbitro Assistente 2: Rafael da Silva Alves (FIFA)/RS
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)/SP
Cartões Amarelos:
Palmeiras: Fabinho, Zé Rafael, Gabriel Menino
Corinthians: Raniele, Rodrigo Garro, Gustavo Henrique
Cartão Vermelho:
Raphael Veiga (Palmeiras)
Gols:
Palmeiras: Raphael Veiga (7′ 2ºT), Vitor Reis (11′ 2ºT)
Palmeiras:
Weverton; Marcos Rocha, Naves, Vitor Reis e Piquerez; Fabinho (Garcia), Zé Rafael (Jhon Jhon), Raphael Veiga, Estevão (Mayke) e Gabriel Menino (Vanderlan); Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira
Corinthians:
Matheus Donelli; Léo Mana (Matheuzinho), Cacá, Gustavo Henrique e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Igor Coronado), Breno Bidon e Rodrigo Garro; Gustavo Mosquito (Pedro Henrique), Wesley (Pedro Raul) e Yuri Alberto.
Técnico: António Oliveira