A Premier League e a Liga Inglesa de Futebol (EFL) suspenderam seus acordos com emissoras de TV russas na terça-feira, com a Federação Inglesa de Futebol acreditando ter seguido o exemplo com os direitos de exibir a Copa da Inglaterra.
A decisão da Premier League foi tomada em uma assembleia de acionistas e está relacionada a um acordo com a Rambler Media e o canal de streaming Okko Sport, no valor de US$ 8,2 milhões por ano.
Em um comunicado, a Premier League disse que condenou fortemente a operação militar da Rússia na Ucrânia.
“Pedimos paz e nossos pensamentos estão com todos os afetados”, acrescentou o primeiro escalão inglês, ao prometer £ 1 milhão (US $ 1,3 milhão) em ajuda humanitária “diretamente aos necessitados”.
A EFL confirmou que o acesso ao serviço iFollow e outros serviços de streaming específicos do clube também foram retirados na Rússia.
Na FA, a PA Media informou que a organização havia suspendido os direitos de TV da FA Cup com os jogos das quartas de final marcados para 19 e 20 de março.
Reagindo à notícia, o ministro do Esporte britânico Nigel Huddleston disse que a decisão era “absolutamente a coisa certa a fazer” e que o governo do Reino Unido apoia “totalmente” a decisão da Premier League de parar de transmitir partidas na Rússia em resposta à sua operação militar na Ucrânia.
A mudança era esperada depois que o presidente-executivo da Premier League, Richard Masters, declarou no Financial Times Business of Football Summit que os acordos de transmissão russos estavam “sob revisão”.
“Claramente os contratos de transmissão na Rússia estão sob revisão”, disse Masters. “Estamos analisando a suspensão ou rescisão. Está acontecendo agora. Estamos analisando uma situação em rápida evolução.”
Um relatório na segunda-feira do The Telegraph alegou que a suspensão era iminente nas próximas 24 horas, o que agora provou ser preciso.
A Okko Sport pertence à empresa estatal Sberbank, que também administra a Rambler Media e está na lista de entidades russas sancionadas do Reino Unido.
O acordo para mostrar os jogos da Premier League termina três meses antes do previsto, mas alguns dos principais campeonatos europeus, como a La Liga, ainda mantêm seus acordos com emissoras de TV russas.
The Premier League and its clubs today unanimously agreed to suspend our agreement with Russian broadcast partner Rambler (Okko Sport) with immediate effect and to donate £1 million to support the people of Ukraine
— Premier League (@premierleague) March 8, 2022
Full statement: https://t.co/r1SPpYLsRo pic.twitter.com/OKiqKbho68