Ainda tentando se salvar do rebaixamento, o Santos não pensa em mais nada neste momento. No entanto, os torcedores começaram a se preocupar com a temporada de 2024. Assim, uma dúvida surgiu e movimentou as redes sociais. O Peixe vai poder disputar a Copa do Brasil no ano que vem? E a resposta veio na noite da última quarta-feira (29), quando a equipe perdeu para o Fluminense.
Pela mudança no regulamento da CBF, os estaduais passaram a classificar os melhores colocados para a Copa do Brasil. Como o Santos ficou na parte de baixo da tabela, ele não se garantiu no torneio via Campeonato Paulista. Porém, ainda existia uma pequena chance de tudo dar certo para o Peixe. Mas a tarefa não era nada fácil e vista como improvável internamente.
Para se garantir na competição, o Santos teria que terminar o Brasileirão como o melhor time entre as equipes que não vão à Libertadores. Ou seja, o clube da Vila teria que ficar na oitava posição, que hoje é do Athletico-PR, com 52 pontos. Contudo, o Peixe tem apenas 43 e restam apenas duas rodadas para o fim da competição. Assim, a equipe está fora da Copa do Brasil de 2024.
Final de jogo na Vila Belmiro. #SANxFLU pic.twitter.com/FE9chcObXB
— Santos FC (@SantosFC) November 29, 2023
SANTOS CONVIDADO?
E você deve se perguntar se o Santos pode receber um convite para participar da Copa do Brasil. Mas o regulamento da CBF não prevê nenhuma brecha para os clubes. Leia abaixo o que diz o documento oficial da entidade!
“Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas ficam direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes“, diz o documento.