No último domingo (19), Max Verstappen voltou a vencer e atingiu novos recordes nesta temporada da Fórmula 1. Desta vez, o piloto se deu bem na pista do GP de Las Vegas e viu a bandeira quadriculada antes que todo mundo. Porém, a prova ficou marcada por uma polêmica. Logo na largada, o holandês empurrou Charles Leclerc para fora da pista e sofreu punição de cinco segundos.
Mesmo assim, Verstappen acelerou, abriu vantagem em relação a Leclerc e ficou em primeiro lugar. Sergio Pérez completou o pódio e garantiu o vice-campeonato mundial da F1. No entanto, a polêmica teve repercussão depois da corrida. Assim, o piloto da Ferrari reclamou da punição aplicada ao rival. Para ele, o holandês deveria ter devolvido a posição nas voltas seguintes.
“Nessas situações, seria melhor a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pedir para que o piloto devolva a posição, porque há muita vantagem em administrar os pneus quando você tem o fluxo livre. Max já veio até mim e explicou a situação. Obviamente foi tudo no limite, além do limite, e eu até acho que os 5s de punição foram merecidos“, desabafou Leclerc.
Mayhem at the start in Vegas ?#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/ZqcLtSxQXe
— Formula 1 (@F1) November 20, 2023
VERSTAPPEN FALOU!
Também em entrevista logo após o GP de Las Vegas, Verstappen não quis dar muitos detalhes sobre a polêmica manobra. No entanto, ele apenas comentou a punição sofrida e afirmou que tudo aconteceu da melhor forma para ele.
“Assim que você sai um pouco da linha aqui, fica com super pouca aderência e foi o que aconteceu. Eu freei, e não tinha aderência. Nós optamos por continuar na frente dele naquele momento. Aí, você leva os 5s de punição. No fim, não sei o que seria melhor. Eu cumpri a punição, certo? Então não importa se você for lá para trás, provavelmente vai perder pelo menos 5s. É muito similar“, disse Verstappen.