Na tarde desta segunda-feira (30), o atacante Vinicius Jr fez história e ficou com o 6º lugar na eleição da Bola de Ouro. Depois de grande temporada com o Real Madrid, ele esteve na lista dos melhores jogadores do mundo. Por meio das redes sociais, a revista France Football, organizadora do evento, começou a divulgar as posições dos finalistas.
Dessa forma, Vinicius Jr soube que ficou entre os seis melhores jogadores do mundo. O período selecionado para análise foi de 22 de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. Dentro desse tempo, o brasileiro se tornou um dos grandes nomes do Real Madrid. Além disso, ele ganhou o Prêmio Sócrates, que premia atletas envolvidos em causas sociais.
Um de cada vez, os jogadores conheceram a posição de cada um ao término da votação realizada por jornalistas do mundo todo. Por outro lado, a France Football reservou o nome do vencedor para a cerimônia oficial marcada para esta segunda-feira (30), às 16h (horário de Brasília). Lionel Messi despontou como o grande favorito e venceu o prêmio de melhor jogador da temporada.
Vale destacar que a revista francesa não selecionou três finalistas para a disputa. A lista de concorrentes à Bola de Ouro contou com 30 nomes. Porém, o troféu ficou entre Haaland e Messi, como vinha sendo projetado. Já na categoria de melhor goleiro, Ederson foi um dos candidatos ao prêmio, mas ficou em segundo lugar.
Para explicar como funcionou a premiação, a France Football divulgou uma lista de 30 finalistas — 20, no feminino. Jornalistas de diversos países selecionaram e organizaram um top cinco. No último evento, mais de 180 nomes participaram. Pontuações foram dadas por posição. O melhor colocado levou a Bola de Ouro.
ALÉM DE VINICIUS JR!
Já na categoria feminina, Aitana Bonmatí venceu a eleição e ficou com o prêmio de melhor jogadora do mundo. Por outro lado, Alexia Putellas, vencedora das últimas edições, esteve fora da lista depois de ficar bom tempo lesionada.