Na última segunda-feira (30), o atacante Vinicius Jr fez história e ficou com o 6º lugar na eleição da Bola de Ouro. Além disso, ele ainda venceu o Prêmio Sócrates, que premia atletas engajados em causas sociais. Depois de grande temporada com o Real Madrid, o craque esteve na lista dos melhores jogadores do mundo.
Logo após a revelação do vencedor do prêmio, Vinicius Jr fez lindo discurso e ainda disparou contra o racismo. Apoiado por Didier Drogba, ex-jogador e apresentador da Bola de Ouro, o camisa sete exaltou o trabalho do Instituto Vini Jr. Além disso, ele pediu o apoio de mais atletas na luta contra o preconceito.
“Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês“, festejou Vinicius Jr ao falar sobre o prêmio.
“Eu estou preparado para isso [para a luta contra o racismo]. Para sempre poder falar quando for necessário. Mas é muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso“, disparou o camisa sete do Real Madrid.
VINICIUS JR NA BOLA DE OURO!
A lista de concorrentes à Bola de Ouro contou com 30 nomes. Porém, Vini Jr ficou em sexto lugar depois da grande temporada com o Real Madrid. Já o troféu ficou entre Haaland e Messi, como vinha sendo projetado, mas quem levou a melhor foi o craque argentino. Já na categoria de melhor goleiro, Ederson foi um dos candidatos ao prêmio, mas ficou em segundo lugar.
Para explicar como funcionou a premiação, a France Football divulgou uma lista de 30 finalistas — 20, no feminino. Jornalistas de diversos países selecionaram e organizaram um top cinco. No último evento, mais de 180 nomes participaram. Pontuações foram dadas por posição. O melhor colocado levou a Bola de Ouro.