Com uma atuação brilhante de Jayson Tatum, que anotou 31 pontos, e Jaylen Brown, com 30 pontos, o Boston Celtics segurou uma feroz reação do Dallas Mavericks para vencer por 106-99 na noite de quarta-feira e alcançar uma liderança de 3-0 nas Finais da NBA, ficando a um passo do recorde de 18 títulos!
Jaylen Brown ainda contribuiu com oito rebotes e oito assistências, enquanto os Celtics ampliavam seu recorde da franquia com a 10ª vitória consecutiva nos playoffs e chegavam a 7-0 jogando fora de casa nesta pós-temporada. Com uma vitória na sexta-feira, em Dallas, Boston pode conquistar a série e superar os Lakers como a equipe com mais títulos na NBA.
Mesmo sem Kristaps Porzingis, afastado devido a uma lesão rara no tendão, os Celtics mostraram força e consistência, acumulando 10 vitórias em 11 jogos nestes playoffs. A ausência de Porzingis para o restante da série é incerta, mas os números estão a favor dos Celtics: nenhuma das 156 equipes que enfrentaram um déficit de 3-0 conseguiram virar uma série de playoffs na NBA.
Os Mavericks quase conseguiram uma recuperação incrível, tentando evitar o grande buraco – 13 anos após a única outra virada para igualar isso nas Finais da NBA, que impulsionou a corrida de Dallas ao seu único título contra Miami. Boston liderava por 91-70 no início do quarto período, antes de Dallas responder com uma corrida de 22-2, diminuindo a vantagem para apenas um ponto com três minutos e meio restantes.
Luka Doncic, que acumulou sua sexta falta aos 4:12 do final, tentou, junto com Kyrie Irving, que marcou 35 pontos, trazer Dallas de volta ao jogo. Mas foi Tatum e Brown que garantiram a vitória dos Celtics, com uma ajuda crucial de Derrick White, que marcou 16 pontos. Os três combinaram para os 13 pontos finais de Boston, colocando a equipe a uma vitória do primeiro título desde 2008, e apenas o segundo desde 1986.
Em um jogo que parecia decidido no início do quarto período, o placar ficou travado em 93-90 por mais de três minutos. Sem Doncic, Dallas ainda conseguiu reduzir a diferença para dois pontos antes que Brown acertasse um arremesso crucial com um minuto para o fim. P.J. Washington Jr., Irving e Tim Hardaway Jr. falharam em suas tentativas de três pontos nos momentos finais, mantendo a sequência pessoal de derrotas de Irving contra seu ex-time em 13 jogos.
A torcida energizada de Dallas estava pronta para seu primeiro jogo de finais em 13 anos, com o quarterback campeão do Super Bowl e fã dos Mavs, Patrick Mahomes, frequentemente levantando-se de seu assento próximo à quadra. Os Mavericks começaram com força, aproveitando a energia da torcida e abrindo uma liderança de 22-9. Doncic e Irving brilhavam, combinando arremessos de três pontos e infiltrações precisas.
Mas os Celtics responderam com uma sequência de 21-9 no final do primeiro quarto. Sam Hauser acertou duas de suas três tentativas de três pontos no primeiro tempo, ajudando a selar uma corrida que começou com quatro pontos de Brown e um três de Tatum. A defesa dominou o início do segundo quarto, com Boston mantendo uma vantagem de 5-2 quase seis minutos antes que Irving e Tatum trocassem arremessos de três para iniciar uma explosão de pontos.
Estamos testemunhando um momento histórico para os Celtics, e com uma vitória na sexta-feira, a cidade de Boston pode finalmente celebrar seu tão esperado 18º título!