‘Sempre trabalhei muito com o objetivo de pagar os meus estudos’, diz a atriz
Garra e doçura. Essas são as as principais semelhanças que Aline Dias destaca entre ela e sua personagem, a determinada Joana, de Malhação – Pro Dia Nascer Feliz. Assim como a jovem, que deixou o Nordeste para se aproximar de seu pai biológico e batalhar por uma vida melhor, a atriz também ralou muito até conseguir o papel principal na novela teen. Aline desempenhou funções como recepcionista, vendedora e operadora de telemarketing até estrear na televisão, como a Maná, de Malhação Intensa (2012). “Sempre trabalhei muito com o objetivo de pagar os meus estudos”, conta a mineira, de 25 anos, orgulhosa pela persistência que teve ao correr atrás de seus sonhos.
O talento além da cor da pele
O primeiro papel fixo de Aline em uma novela veio em 2013, como a Luz, de Sangue Bom. Depois de uma participação no seriado Questão de Família (2014), na GNT, ela atuou na série Sexo e as Negas (2014), como a rebelde Jéssica. Para estrelar Malhação – Pro Dia Nascer Feliz, ela fez mais de dez testes até conseguir ser a primeira protagonista negra dos 21 anos de Malhação. Um motivo de muito orgulho para ela. “É especial, não só para mim, mas para a sociedade como um todo. Mas, antes de ser protagonista, eu sempre fui negra. Estou muito orgulhosa sim. A abertura de trabalho para os negros vem melhorando, não apenas na TV, mas nas artes e em outras formas de trabalho. Estou superfeliz. Isso dá mais força e amor para fazer o meu ofício”, afirma a artista, que se entristece ao lembrar as colegas negras que passaram por ataques racistas na internet. “Temos que denunciar esse tipo de gente sim. É triste ver isso em pleno século XXI. A gente vai além do tom da cor de pele. O talento ultrapassa isso. Todos somos iguais!”, discursa a atriz, que está vivendo na trama de Emanuel Jacobina a questão do preconceito, depois da entrada de Stella, personagem de Bárbara Paz.
Alegria na alma
Mas o posto de protagonista, apesar da imensa satisfação e responsabilidade que ele carrega, não tirou os pés no chão da atriz. Muito pelo contrário! “Eu me pareço muito com a Joana nesse sentido. Sou bem tranquila, divertida e alegre. Nunca vou tirar os meus pés do chão, para batalhar pelos meus sonhos. Me considero humilde e isso faz parte de mim em todas as áreas da minha vida. Jamais devemos maltratar qualquer pessoa. É algo que já está totalmente dentro de mim”, finaliza Aline.