Jejum intermitente já foi adotado por vários famosos, mas especialistas recomendam cuidados
Uma dieta está virando moda entre várias celebridades brasileiras: o jejum intermitente. A dieta que mistura períodos de jejum intercalados com alimentação regrada, ainda é objeto de vários estudos e algumas controvérsias.
No Brasil, famosas como Deborah Secco, Glória Maria e Sabrina Sato já adotaram a dieta. Recentemente, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, produziram uma investigação mais extensa sobre os benefícios desse tipo de regime.
A pesquisa fez uma compilação geral de todos os Últimos estudos sobre o tema. Foram encontrados indícios de melhora no funcionamento das células, já que elas, por conta do jejum, em vez do açúcar que não está presente no organismo, usam a gordura para produzir energia. Esse processo contribui para o emagrecimento e a auxilia a regular os níveis de glicose no sangue.
Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein, explica como a dieta age no organismo:
“A dieta intermitente é uma metodologia de restrição calórica. Isso faz com que o corpo se defenda, resultando em uma perda de peso e no número de células de gordura”, explica o nutrólogo.
Mas existem controvérsia na adoção da dieta sem preparação ou planejamento:
“Por ser uma dieta de restrição, as pessoas não conseguem seguir por muito tempo e acabam por voltar a comer mais”, ressalta Cukier.
(com informações da Agência Einstein)