A atriz ainda revela que aprendeu com a bartender a se permitir ser mais vulnerável no amor
Luana chegou de mansinho em Rock Story. Mesmo quietinha, a bartender virou o objeto de desejo dos amigos JF (Maicon Rodrigues) e Nicolau (Danilo Mesquita), de quem espera um bebê e está sempre dando força na luta contra o câncer. E é a personalidade forte de Luana que faz Joana Borges se identificar tanto com a sua personagem. “Ela é muito centrada no que quer. Sou essa pessoa também. Desde nova, quando decidi o que eu queria, fui atrás”, avisa Joana, que, aos 16 anos, saiu de Vitória (Espírito Santo) para fazer um intercâmbio na Alemanha.
Menina decidida
Depois de um ano na Europa, ela mudou-se para São Paulo, onde se matriculou em uma faculdade de Jornalismo e integrou um grupo de teatro independente. Mas, durante um curso de artes cênicas, Joana teve certeza de que era isso que desejava fazer da vida. “Percebi que queria ser atriz quando me vi atuando. Como só fazia teatro, ainda não tinha me visto em cena. Quando fui fazer um curso, me assisti na tela e gostei do que vi, aí tive certeza. Senti que podia ser realmente uma profissão e não um hobby. Resolvi apostar”, conta.
Mas, não pense que ela abandonou a faculdade. A capixaba chegou a se formar em Jornalismo e a exercer a profissão. Ela trabalhou na TV Gazeta, em SP, e não descarta voltar para a área. “Meu coração é das artes cênicas, mas tenho afinidade com o Jornalismo. Adoro ler, escrever e sou grata a tudo que a profissão me deu. Foi um setor que abriu o meu senso crítico. Não fechei essa porta”, avisa.
Estreia marcante
Aos 22 anos, Joana faz sua primeira novela e, como a trama das 7 está chegando à reta final, já bate aquela saudade. “É uma experiência que vou guardar para sempre, mas as coisas precisam ir embora, para outras acontecerem. A saudade é um sentimento gostoso de que alguma coisa boa aconteceu, faz parte. Não estou sofrendo, estou feliz porque a gente conseguiu fazer esse trabalho incrível. Vou guardar a Luana para sempre”, afirma a jornalista, que espera por boas notícias para o LuNic. “Adoro o casal, torço por um final feliz”, assume.
Sem medo de viver
Menos intensa do que a Luana, Joana avisa que não é tão entregue ao amor como ela. E confessa que admira a atitude da jovem de passar até por cima de uma traição. “Quando a gente se apaixona, fica vulnerável e eu tenho um pouco de medo disso. Mas é um exercício.Cada vez mais tenho me permitido estar nesse lugar de vulnerabilidade, me permitindo sentir, chorar, rir, me apaixonar. É assim que a gente acaba vivendo intensamente”, confidencia.
Moça de família
Com o fim de Rock Story, Joana vai matar as saudades da família, que vive em Vitória. “Sempre que dá, corro pra lá. Mas, com a novela, fui pouco. Quando bate a saudade, eu ligo pra eles. Temos um grupo no WhatsApp, a gente é muito presente apesar da ausência”, conta a atriz, feliz, com a família que formou nos bastidores da novela. “Amo trabalhar com a Suzy Rêgo. Ela é uma mãezona ali. Suzy me deu muitos conselhos. Está sempre com uma energia muito alta, ela é incrível. A Júlia Rabello é outra que me fez amadurecer muito e me rendeu alguns desafios. Foi ótimo, adoro a Júlia”, festeja.