Atores trocaram farpas e mensagens nas redes sociais por causa de Regina Duarte
Os atores José de Abreu e Carlos Vereza, ambos com muitas novelas de sucesso da Globo no currículo, protagonizaram uma batalha que começou nas redes sociais e acabou na justiça.
Tudo começou quando Regina Duarte disse sim ao convite do presidente Jair Bolsonaro para ser secretária especial de cultura do governo.
O que começou como troca de farpas no Twitter virou uma queixa crime aberta por Carlos Vereza contra José de Abreu em janeiro de 2020. A ação foi julgada na 34ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio e foi rejeitada no mês passado.
A sentença dada pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron entendeu que o réu (José de Abreu) não cometeu os crimes alegados pela defesa de Vereza.
A sentença nega que o “bate boca” na internet tenha provocado abalo na reputação de Carlos Vereza.
“A palavra fascista, considerada pelo apelante para caracterizar o crime, é um adjetivo. Apoiar fascista não é um fato, um acontecimento, é um termo que se utiliza de forma pejorativa. Porém, não configura o crime em tela porque não foi atribuído ao querelante um fato ofensivo à sua reputação”, constatou o juiz.
Quando Regina Duarte integrou o governo Bolsonaro e sofreu ataques de José de Abreu, Carlos Vereza enviou mensagem destinada a Abreu:
“Alô, José de Abreu! Respeite a Regina Duarte! Respeite as escolhas diferentes das suas! Sempre te tratei com afabilidade, aceitando seu ponto de vista em questões ideológicas. Por que vibrar sempre no ódio, nas baixas energias? Procure em você o lado mais generoso, que, com certeza, possui. Embora não acredite, estamos numa democracia, 57 milhões de eleitores fizeram uma escolha, assim como você. Esqueça os tristes adjetivos, o país carece de amabilidade. Espere, calmamente, até 2022 e vote nos seus candidatos”, ironizou.
A resposta de José de Abreu foi ácida:
“Meu caro colega, Carlos Vereza. Achei muito bonito seu apelo para que eu respeite Regina Duarte. Mas, infelizmente, eu não respeito nem fascistas nem quem os apoia, como você e ela”, disparou.
José de Abreu ainda chamou Vereza de sem caráter.
“Achei bonita sua hipocrisia, sua falta de caráter e memória, digna de um esclerosado que costuma falar com supostos aliens, considerados ‘espíritos superiores’ que vieram visitá-lo em discos voadores, como se pode ver em um vídeo postado na rede”, disse o ator.