O renomado ator Kevin Spacey, aos 64 anos, fez uma aparição surpresa em uma palestra na Universidade de Oxford na noite de segunda-feira (16). O evento era uma homenagem ao filósofo Roger Scruton, que nos deixou em 2020. Essa foi a primeira vez que Kevin se apresentou em público. Isto porque estava recluso desde sua absolvição de acusações de agressão sexual em um julgamento que ocorreu em julho.
Durante o evento, intitulado “O que Shakespeare pode nos ensinar sobre a cultura de cancelamento,” o editor associado do The Spectator, Douglas Murray, convidou Kevin Spacey ao palco. Assim, Kevin apareceu para realizar um emocionante monólogo de “Timon of Athens.”
O ator fez sua apresentação, abrindo caminho no meio da plateia, para proclamar a frase final do monólogo: “Estou farto deste mundo falso e não vou amá-lo!” Ele saiu dramaticamente da sala antes de retornar e receber uma calorosa ovação de pé da audiência.
“Em uma era de cancelamento e exclusão, às vezes esquecemos que não podemos continuar assim e que já estivemos aqui antes. Sabemos disso porque nossos maiores escritores e artistas abordaram essa questão em seus próprios tempos”
Douglas Murray
Assim disse Murray, referindo-se a Scruton quando sofreu dispensa de uma comissão do governo em 2019 por comentários ofensivos que ele fez em uma entrevista ao “New Statesman“.
É um momento significativo, não só para Kevin Spacey, mas também para a reflexão sobre a cultura de cancelamento e seus efeitos na sociedade. Isto porque o ator foi absolvido em julho de acusações de agressão sexual após um julgamento que durou quatro semanas em Londres. As acusações envolviam abusos a quatro homens no Reino Unido entre 2001 e 2013, período em que ele era diretor artístico do renomado Old Vic Theatre, um dos teatros mais conceituados de Londres.