Leticia Sabatella fala sobre seu diagnóstico de autismo! A atriz Leticia Sabatella fez uma revelação surpreendente durante sua participação no podcast Papagaio Falante: ela foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De tal forma que Leticia compartilhou que essa descoberta ocorreu recentemente e que tem recebido apoio de uma psiquiatra e neurologista para compreender melhor seu diagnóstico.
De acordo com Sabatella, ainda é cedo para falar detalhadamente sobre o assunto, pois está em processo de aprendizado. Mas ela já sabe que faz parte do transtorno do espectro autista, especificamente no grau leve conhecido como Asperger, que abrange aspectos ativos e passivos. Essa revelação é um passo significativo na jornada de autodescoberta da atriz.
Leticia Sabatella também compartilhou como a arte e a atuação desempenharam um papel importante em sua vida. Isto porque possivelmente serviram como um mecanismo para “mascarar” os sintomas do TEA. Ela afirmou:
“O fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo de aprender a, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade.”
Além disso, a atriz destacou como essa descoberta impactou a maneira como as pessoas a percebiam ao longo de sua vida. Ela mencionou o diretor Dennis Carvalho, que a descrevia como um “ET”, sugerindo que essa observação talvez estivesse relacionada à sua necessidade de se recolher em seu próprio mundo.
A revelação corajosa de Leticia Sabatella sobre seu diagnóstico de TEA abre espaço para uma conversa mais ampla sobre neurodiversidade e autenticidade, mostrando como a arte pode ser um meio poderoso de expressão e adaptação para indivíduos com diferentes experiências e perspectivas.