O ator dá vida ao poderoso Eric na nova trama das 7
O dinheiro e o amor podem transformar uma pessoa? É essa pergunta que Mateus Solano pretende responder, ao interpretar Eric, o poderoso empresário de Pega Pega, a nova novela das 7. O executivo tornou-se um homem bem-sucedido imergindo no mundo dos negócios, após a morte de sua esposa Mirella (Marina Rigueira). “Eric é um cara que substituiu o emocional pelo trabalho, por causa de um passado misterioso que envolve a morte da ex-mulher. O dinheiro para o Eric foi seu companheiro de vida, assim como o cigarro é o subterfúgio para o fumante. A grana o distraiu das verdadeiras questões emocionais que ele tem”, afirma o grande ator brasiliense.
Ambição do bem
Quando Luiza (Camila Queiroz) apareceu na vida de Eric, reavivou a chama do amor que estava apagada no coração dele. E a ganância não será mais seu ponto fraco. “O limite da ambição saudável é o outro. Tudo que você faz em benefício próprio passa do ponto quando esbarra no outro. O dinheiro em si não traz felicidade, mas ele compra muita coisa que leva a gente a lugares e estados. Normalmente, o dinheiro traz uma felicidade rasa”, afirma o ator, que diz como gastaria seu dinheiro se fosse rico como o Eric. “Eu iria fazer um teatro para as comunidades carentes terem aulas. Um grande centro cultural, para lembrar para as pessoas que se a gente não tiver cultura não é ser humano”, ensina.
Questão ética
Assuntos como ética e moral são levantados em Pega Pega, mesmo que de forma sutil. Em meio ao clima leve da trama é mostrado o famoso “jeitinho brasileiro” em ação. “Há 500 anos, é importante falar disso. É um assunto sempre pertinente. Tudo o que está acontecendo no cenário político é uma ótima chance de a gente perceber que nós apontamos muito para o outro, e esquece de que nós somos os cidadãos corruptos, que colocam políticos corruptos para nos representar. Se a novela levantar essa percepção, cumprimos algo a mais do que apenas entreter”, conta, animado com o enredo e com a parceria que vem firmando com os outros atores. “Grande parte do elenco eu não conhecia. Minha colega recordista é a Vanessa Giácomo. Essa é a quarta novela que fazemos juntos. Tem sido vários encontros bacanas”, vibra.
Sem rótulos
Solano faz sua terceira novela das 7 e, apesar do horário ser marcado por tramas cômicas, o ator garante que Eric é completamente sério. “A novela é divertida, mas o Eric não tem humor. É parecido com o Ícaro, de Morde & Assopra (2011). Eu me via numa comédia e era o único que tinha que ficar sério, romântico, que sofria”, conta Solano, que não curte rotular seus trabalhos. “Nunca caracterizei meus personagens como bom, mal, gay, gêmeo… Condições não definem ninguém. Todos eles são seres humanos acima de tudo e busco sempre essa humanidade”, garante ele, que, até hoje, é lembrado pelo Félix, de Amor à Vida (2013).
Um papai feliz
Diferente do Eric, que vive às turras com a filha, Bebeth (Valentina Herszage), Mateus é só amor com os herdeiros Flora, de 6 anos, e Benjamin, de 2. “Todo pai quer dar ao filho a educação que recebeu, com alguns ajustes. Estou feliz em poder fazer esses complementos na educação que recebi dos meus pais para os meus filhos. Me sinto realizado como pai”, revela o ator, de 36 anos, feliz ao lado da mulher, Paula Braun, com quem é casado há 6 anos.