A atriz Giovanna Ewbank se emocionou ao contar sobre o diagnóstico do filho Bless, de 8 anos.
Durante o podcast “Quem Pode, Pod”, a qual apresenta ao lado de Fernanda Paes Leme, a apresentadora estava entrevistando Manoel Soares, co-apresentador do programa Encontro, da TV Globo, quando relatou que o filho do meio, Bless, é acometido de Transtorno de Processamento Sensorial.
Segundo a própria atriz, a síndrome afeta os sentidos básicos do pequeno, como audição, olfato e tato.
“Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial.”, afirmou Ewbank.
A atriz e apresentadora que é casada com o também ator Bruno Gagliasso confessou que, no início, não se importou com os alertas do menino e até o repreendeu.
Segundo Ewbank, Bless “ouve mais do que nós todos e sente mais cheiro”.
O QUE É SINDROME SENSORIAL?
Segundo a coluna de Saúde e Bem Estar do JC Online, a Síndrome ou Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) é um quadro em que, tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso do indivíduo apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos.
No Transtorno Sensorial, a criança pode apresentar alterações em seus sentidos, como paladar, visão, audição e olfato, seja por falta ou excesso de estímulos, que podem causar hiper ou hipossensibilidade e até mesmo um atraso sensorial.
SÍNDROME SENSORIAL: entenda o que tem BLESS, filho de GIOVANNA EWBANK e BRUNO GAGLIASSO
SINTOMAS SINDROME SENSORIAL
Confira alguns sinais e sintomas de Síndrome Sensorial em crianças:
- Agitação e necessidade de estar sempre em movimento (por exemplo, a criança não fica sentada por muito tempo e, quando senta, demonstra inquietação);
- Dificuldade de processar e expressar sensações de frio, calor, fome, cansaço, entre outras;
- Seletividade ou dificuldade alimentar, evitando algumas comidas de determinada textura, sabor ou consitência;
- Intolerância a algumas roupas ou texturas;
- Desorganização e distração;
- Linguagem imatura e/ou dificuldade na fala.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de Síndrome Sensorial, procure um médico para investigação e início de tratamento.