Ela, que volta ao universo das tramas bíblicas como a Kassaia, ainda fala sobre as mudanças que fez em sua vida ao virar vegetariana
A estreia de Pérola Faria na televisão aconteceu quando ela tinha apenas 15 anos. A novela Páginas da Vida (2006), de Manoel Carlos, apresentou a jovem como uma garota reprimida pela mãe, Anna (Deborah Evelyn), que acaba tornando-se bulímica. Pouco mais de dez anos após seu primeiro trabalho, Pérola dá vida a uma princesa, mas bem diferente do que estamos acostumados a ver nos contos de fada. A Kassaia, de O Rico e Lázaro, é uma nobre doce e romântica, que passa por um problema difícil: não consegue engravidar. “Naquela época, o problema era sempre da mulher, que se sentia inferior por conta disso”, destaca a atriz. Mas o drama da princesa, casada com um marido frio e infiel (Nebuzaradã, vivido por Ângelo Paes Leme) conquistou o apoio do público. “Gosto de saber que as pessoas torcem por ela”, confessa. Aos 25 anos, a carioca afirma que tem vontade de ser mãe, mas que não é possível comparar a situação de Kassaia com a de qualquer pessoa atualmente. “Hoje, temos muitas soluções para isso, inclusive a adoção. Mas é um passo que deve ser tomado com muita certeza. Ser mãe é pra vida toda!”, comenta.
Muito estudo
O contexto bíblico da novela não é novidade para a jovem, que interpretou a Deborah, em Os Dez Mandamentos (2015). Essa experiência ajudou Pérola em O Rico e Lázaro, por já dominar os gestuais e o modo de falar dos personagens da época. “Mas como os papéis são bem diferentes, precisei estudar e pesquisar outras crenças. Sempre é bom aprender com esses personagens”, detalha.
A atriz participou de workshops e pesquisou sobre os deuses que são adorados por Kassaia e sua família. “Queria poder pronunciar os nomes corretamente e saber o significado de cada um. Me ajudou a entender melhor os rituais que acontecem na novela”, explica. Acostumada a encarnar mulheres sensíveis, o desafio de Pérola, dessa vez, foi desenvolver a postura mais firme da princesa. “Ela precisava ter uma doçura, mas sem perder a firmeza. Por ser filha do rei, sabe o lugar dela, tem uma atitude firme e sabe comandar. Encontrar esse meio termo foi um desafio”, assume.
Boa lembrança
Um presente que a trama de Paula Richard reservou para Pérola foi um reencontro cheio de carinho com Rafael Almeida, seu ex-namorado e companheiro de estreia na TV. Os dois fizeram um par romântico em Páginas da Vida e levaram o romance para a vida real. Foram quatro anos juntos, que resulta ram em uma amizade sólida. “Nos damos superbem. Éramos muito novinhos, então, as famílias ficaram amigas. É meu único ex que virou amigão. No set da novela nós contamos para as pessoas que ele foi meu primeiro namorado”, afirma.
Mudança de vida
Este ano, Pérola se formará em Jornalismo, mas pretende manter seu foco na carreira artística. A rotina é puxada, mas não impede a jovem de curtir momentos de lazer. “Aproveito quando tenho tempo livre para assistir séries e documentários, que eu amo. Sempre marco com minhas amigas para jantar ou ir ao cinema. Sou bem calma. Detesto tumulto, festa. Gosto de programas tranquilos”, diz. Recentemente, Pérola se tornou vegetariana e afirma que, sua opção, surgiu de questões ambientais e espirituais. Tudo começou em 2012, quando fazia meditação e passou a ter mais consciência de como a proteína animal prejudicava seu organismo. “Além dos maus tratos aos animais e à natureza, o que sempre me chateou muito. Mas foi um processo psicológico, natural e lento. Quem quer se tornar vegetariano/vegano, deve começar assistindo documentários, que ampliam a nossa consciência sobre o tema. É a partir daí que despertamos para essa realidade”, ensina.