Fernanda Torres é profissional da área de sustentabilidade e adora uma boa salada. Dois anos atrás, quando a vida com crachá foi suspensa, ganhou tempo para olhar para a frente e mirar no que poderia ser melhor para si mesma e para a família (tem uma filha de 6 anos). Dessa guinada, surgiu a Dupoti, que envasa saladas com muito capricho e respeito
Como a Dupoti surgiu na sua vida?
No período entre a graduação (em publicidade) e a pós-graduação (em marketing), trabalhei em agências de publicidade e basicamente o que eu precisava fazer era criar o desejo das pessoas por consumir coisas. Isso me incomodava muito. Queria um trabalho em que eu pudesse fazer coisas boas pelas pessoas e pelo meio ambiente. Quando saí de um trabalho fixo em São Paulo, decidi me mudar para uma cidade do interior chamada Jaguariúna, com cerca de 50 mil habitantes, e surgiu a oportunidade. Aqui existem muitos produtores familiares. Comecei a dar preferência para esses produtores por causa do sabor desses alimentos, como as cenouras tortinhas do Seu Geraldo. Como a Dupoti surgiu na sua vida? No período entre a graduação (em publicidade) e a pós-graduação (em marketing), trabalhei em agências de publicidade e basicamente o que eu precisava fazer era criar o desejo das pessoas por consumir coisas. Isso me incomodava muito. Queria um trabalho em que eu pudesse fazer coisas boas pelas pessoas e pelo meio ambiente. Quando saí de um trabalho fixo em São Paulo, decidi me mudar para uma cidade do interior chamada Jaguariúna, com cerca de 50 mil habitantes, e surgiu a oportunidade. Aqui existem muitos produtores familiares. Comecei a dar preferência para esses produtores por causa do sabor desses alimentos, como as cenouras tortinhas do Seu Geraldo.
Por que salada em pote?
Sempre gostei de comer saladas bem elaboradas, com folhas perfumadas de manjericão ou hortelã, legumes cozidos a vapor e cada um em seus cortes, mas a vida corrida inviabilizava isso. Quando soube das utilidades do pote de vidro, pensei em deixá-las montadas em casa. O vidro não altera o cheiro nem o sabor dos alimentos, não permite que se percam características de aroma e sabor, pois impede a evaporação das substâncias contidas nos alimentos. E pode ser reutilizado, o que barateia o produto final para os clientes – na sua devolução.
Você está criando uma salada de inverno…
Sim, com feijão azuki, folhas de rúcula, tomatinhos vermelhos e amarelos preparados no fogo, algumas ervas perfumadas e pedaços de pão sueco integral para finalizar. No caso das saladas que faço, o molho é a primeira camada e deve encontrar os grãos mais resistentes na segunda camada. Penso num molho feito de suco de laranja, suco de limão, azeite, sal marinho e pimenta-do-reino.
Você ficou muito próxima dos produtores. Pode contar uma história envolvendo ingredientes frescos feitos com muito amor?
Seu Geraldo, por exemplo, um senhor de mais de 80 anos, é muito querido na cidade. Uma delícia conversar com ele e aprender a utilizar os talos e folhas da beterraba, a fazer uma deliciosa receita de polenta na pressão. Quando quero comprar orgânicos com selo, vou até a Vila Yamaguishi (
yamaguishi.com.br), um lugar lindo, de pessoas integradas que buscam o que eles chamam de “sociedade-carinhosa”. As vagens fi nas são deliciosas! Impossível trocá-las por qualquer outra vagem em nossas saladas.
DUPOTI
Preços: de R$ 15 a R$ 18 (por pote com 320 g de salada) mais o frete. Entregas para Vinhedo, Valinhos, Itatiba, Campinas e São Paulo (verificar quantidade mínima) |
dupoti.webnode.com