Fotógrafo Ale Frata moveu processo por declarar uso indevido do seu trabalho
O ator global Rafael Vitti venceu um processo movido contra ele pelo fotógrafo Ale Frata por usar indevidamente, na visão do profissional, a própria imagem no Instagram.
Ale Frata entrou na Justiça contra Vitti depois que o ator compartilhou uma foto feita pelo fotógrafo em que ele contracena com João Vitti e Alexia Dechamps em uma encenação aberta à imprensa da peça “Senhora dos Afogados”.
O juiz da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, Domício Pacheco e Silva, negou o pedido de indenização no valor de R$ 17,4 mil reais, solicitada no processo por Frata – que ainda pode recorrer. A sentença foi proferida no último dia 6.
O juiz considerou em sua sentença que ambos possuem direitos sobre a imagem e que a atitude de Frata em “cobrar pela simples reprodução de sua fotografia; e cobrar muito caro” se trata de “nítida violação da boa-fé objetiva”.
O fotógrafo ficou insatisfeito com a sentença, mas ainda não decidiu se vai recorrer. “Ele [Rafael Vitti] se apropriou do meu trabalho para divulgar a estreia da peça em seu Instagram, com mais de 7 milhões de seguidores, plataforma que ele usa inclusive como influenciador, e mesmo assim o juiz entendeu que ele não fez uso indevido do meu trabalho“, declarou.