A atriz que tem uma rotina pesada conta que faz questão de estar presente na rotina da filha, Catarina
Rafaela Mandelli é um rosto conhecido na TV: já trabalhou em várias novelas, como Kubanacan (2004), Cobras & Lagartos (2006) e foi protagonista da oitava temporada de Malhação (2001). Além disso, Rafaela atuou nos filmes Meu Nome Não é Johnny (2008) e Reis e Ratos (2012). Mas foi em 2013 que ela ganhou a mais complexa personagem de sua carreira: Karin, a protagonista da série O Negócio, cuja terceira temporada está em cartaz na HBO. Na pele de uma prostituta de luxo, que cria uma empresa de sexo, a brasiliense conta que sempre teve um pé no mundo dos negócios. “Gosto de negociar as minhas coisas, como trabalho e dinheiro. Mas o lado empresarial da Karin passava longe de mim. Estou aprendendo muito com ela”, conta. Aos 37 anos, o maior desafio da atriz é dar conta da filha de 11 anos, Catarina Mandelli, e do trabalho: “A minha rotina é pesadíssima. Mas quando se faz o que se ama, dá para conciliar tudo”, avisa. Apesar de adorar participar de O Negócio, Rafaela conta que adoraria voltar a fazer novelas: “O ator precisa transitar”.
O Negócio se tornou uma série conhecida em toda a América Latina e, agora, vai ser transmitida nos EUA . Como você explica o sucesso do programa?
A série fala sobre a vida de três mulheres fortes, independentes, que decidem o que querem, da maneira que desejam, distante de preconceitos e julgamentos. É nisso que as pessoas se identificam e admiram nas personagens.
Você se identifica com a Karin?
Sim, com certeza. Ela é muito determinada e decidida, como eu. Também gosto muito de negociar as minhas coisas, como trabalho e dinheiro. No mais, somos bem diferentes. Eu sou uma palhaça e gaiata, jamais imaginaria a Karin desse jeito (risos).
Interpretar a Karin fez com que você mudasse a sua visão sobre as garotas de programa?
Eu não diria que fez a minha visão mudar, apenas me mostrou um lado que eu não conhecia. Apesar de ser uma obra de ficção, essas personagens existem e vivem suas vidas normalmente como qualquer pessoa que conhecemos.
Sente saudade das novelas?
Com certeza. O ator precisa transitar. Eu nunca vou estar satisfeita: quero fazer teatro, cinema, novela, série. Todos esses trabalhos têm a sua particularidade e a cada personagem eu vou amadurecendo e entendo que, na verdade, preciso saber sempre mais.
E como é conciliar o trabalho com os cuidados com a filha?
A minha rotina é pesadíssima, mas, quando se faz o que se ama, dá para conciliar tudo. Sou mãezona, faço questão de participar de tudo. Catarina e eu temos uma relação de cumplicidade grande. Se estou no set gravando, ela está do lado fazendo o dever de casa.