Ela fez o drama da identidade de gênero da Ivana conquistar a simpatia de todo o país
Estreante na TV, a paulistana Carol Duarte temia que o público mais mais conservador pudesse rejeitar a Ivana, de A Força do Querer. Afinal, a personagem traz para a mesa do jantar da família brasileira um tema que é tão antigo quanto as pirâmides do Egito, mas que só agora é discutido às claras: a questão de gênero. “O bom é que estamos trazendo o assunto à tona. As pessoas me reconhecem e dizem torcer por ela. É claro que uma parte da população pode não gostar, mas a Ivana não passa em branco”, avalia Carol.
Seja pelo impecável trabalho da atriz ou pela abordagem franca da autora, Gloria Perez, o certo é que Carol tornou-se uma das queridinhas do público. E Ivana virou a transexual que o povo adotou e que sofre junto com ela o drama que a menina enfrenta. “A Ivana é uma garota que vai virar um garoto. E está confusa por querer entender o que está acontecendo. A dificuldade é conciliar o corpo com a cabeça dela. Nem ela nem ninguém está entendendo o que acontece com a Ivana. Ela está ainda descobrindo esse universo trans”, revela.
Carol destaca que, quando fez o teste para a personagem, já tinha ciência de sua importância, em um momento em que as diferenças sexuais parecem ser as mais punidas. Tanto que o Brasil lidera o ranking de assassinatos de travestis. “Foi o caso da Dandara, apedrejada e morta no Ceará”, lembra. “Muita gente acha que identidade de gênero e orientação sexual é a mesma coisa. Não é. A Ivana não necessariamente precisa gostar de outra mulher,” avisa.
Foi difícil construir a Ivana?
Está sendo. Li bastante sobre o tema, como o livro Problema de Gênero, de Judith Butler, e assisti a vários filmes, como Tomboy (2012) e A Garota Dinamarquesa (2015). Sem contar que acessei o You- Tube incontáveis vezes, para ver vídeos de pessoas que estão fazendo a transição agora, ou que já fizeram, e falam bastante como vivem, como é tudo isso. Ou pessoas que nem tomaram testosterona ainda… Conversei com muitos trans, principalmente, homens, pra entender a Ivana.
Já conhecia algum trans?
Eu cresci com um garota que virou um garoto. Depois a gente se afastou, mas já tinha contato com pessoas que passam por essa questão de gênero. Conhecia mais mulheres trans do que homens trans.
Acredita que chegará o momento em que vai rolar a transformação da Ivana? Está preparada para ficar com feições masculinas?
A gente ainda não sabe se vai cortar o cabelo ou o que vai acontecer. Mas estou muito animada para essa transformação. Acho que vai ser muito bonita. Acredito que a Ivana vai finalmente entender esse mundo e ser muito feliz.
Uma das principais questões abordadas na novela é a própria pessoa se aceitar, segurar a onda, para não colocar a sociedade na frente. Concorda?
Exatamente. Segurar a onda. Primeiro vem você, depois a sociedade, a sua família… A Ivana tem na mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), uma mulher muito feminina. A Joyce se dedicou à Ivana para que ela se transformasse numa mulher bonita, muito feminina e tal. Acredito que a aceitação da mãe não vai ser fácil. Vamos aguardar!