A solução inicial passa por identificá-lo, para, então, tentar cortar o mal pela raiz
A insônia atinge cerca de 40% da população mundial. Entre as principais causas estão dramas familiares, afetivos ou profissionais, ansiedade, depressão e um período específico de estresse. Seja qual for o motivo, a solução inicial passa por identificá-lo, para, então, tentar cortar o mal pela raiz. Além disso, alguns hábitos são extremamente bem-vindos:
• A nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Igaratá (SP), sugere um chá de especiarias. Misture 40 g de raiz de valeriana, 20 g de flores de lúpulo, 15 g de erva-cidreira, 15 g de hortelã-pimenta e 10 g de casca de laranja. Para preparar a bebida, use uma colher (chá) dessa mistura por xícara.
• Os aromas de cedro e lavanda combatem a distração. “Eles enviam mensagens do olfato até o cérebro, atuando terapeuticamente”, diz a terapeuta floral Marcia Rissato. Basta borrifar no quarto ou usar um travesseiro aromático.
• Outra opção para diminuir a insônia é massagear o lóbulo da orelha por cinco minutos. “Cada ponto da orelha corresponde a um órgão, e o lóbulo acessa a área cerebral”, diz Lôua Unger, coordenadora técnica do W SPA (RJ).
• Se a causa da insônia é um episódio de estresse, o mais indicado é o Rescue, que ajuda a tranquilizar. “Você pode consumi-lo em forma de balinha. A fórmula combina cinco florais indicados para relaxar corpo e mente”, ensina a terapeuta Marcia Rissato.
• Estudos revelam que ouvir uma boa música ajuda a baixar a ansiedade, o ritmo cardíaco e o estresse, pois leva o corpo a liberar endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.