Relembre a trajetória brilhante do homem do baú
Há exatos 60 anos, em 7 de feveriro de 1958, Silvio Santos estreava como apresentador na TV Paulista, no comando do programa Hit Parade, que exibia as 10 músicas mais vendiras durante a semana. Por lá, ainda comandou atrações comoQuando os Maestros se Encontram, Bolada Fik-Fort e O Grande Espetáculo, ao lado da atriz Cacilda Lanuza.
O sucesso fez com que, dois anos depois, o patriarca da família Abravanel alugasse no mesmo canal o horário nobre das sextas-feiras e arrasasse com o programa Vamos Brincar de Forca. A atração era uma grande gincana baseada no tradicional jogo da forca, e contava com a participação dos clientes do Baú da Felicidade, que também está sob administração do comunicador há 60 anos, desde 1958. No ano seguinte, em 1961, a atração foi substituída pelo programa de perguntas e respostas Ganhando e Apostando, passando da noite de sexta para a de quinta-feira, que em 1962 daria lugar à primeira versão do Pra Ganhar é Só Rodar, atração que inovou com o pião que entregava prêmios.
Cinco anos depois de estrear como apresentador, o astro finalmente chega ao dia mais disputado da TV brasileira: o domingo. No dia 2 de junho de 1963, há quase 55 anos, estreava na TV Paulista o Programa Silvio Santos.
A atração também foi levada ao ar pela Globo desde 1966, quando esta adquiriu a TV Paulista, até 25 de julho de 1976, período em que Silvio Santos pagava pelo horário àquela emissora. O maior comunicador da televisão brasileira inaugurou a sua própria emissora, a TVS, canal 11 do Rio de Janeiro, em 1976, onde o Programa Silvio Santos passou a ser exibido.
A atração com duração de 8 horas de exibição aos domingos era gravada em São Paulo, e teve como locação o Teatro Manoel de Nóbrega até chegar ao Teatro Silvio Santos tempos mais tarde, também na capital paulista.
Em 19 de agosto de 1981, o patrão assinou em Brasília a concessão dos canais para a estreia nacional do SBT. Apesar de outras atrações comandadas ao longo da carreira de Silvio Santos, é importante registrar o importante marco do Programa Silvio Santos, que permanece irreverente, atemporal e midiático até hoje como uma das maiores audiências da TV brasileira levada ao ar nas noites de domingo.