O Pink Floyd é uma banda que nos brindou com uma carreira repleta de obras-primas, e entre os fãs, a discussão sobre qual é o melhor álbum nunca chega a um consenso. Isto porque o grupo nos presenteou com joias musicais como “The Piper at the Gates of Dawn” (1967), “The Dark Side of the Moon” (1973), “Wish You Were Here” (1975) e “The Wall” (1979), todos frequentemente citados como os favoritos.
“The Dark Side of the Moon” é um dos álbuns mais bem-sucedidos da história, mas até mesmo David Gilmour, um dos pilares da banda, tinha suas ressalvas sobre ele. De tal forma que em 2002, ele compartilhou suas críticas durante uma entrevista à Classic Rock:
Gilmour explica:
David Gilmour explica a escolha
Além disso, segundo o músico, “‘Wish You Were Here‘ talvez tenha sido uma forma de luto pela banda, não como um grupo de amigos, mas como um grupo de caçadores. Éramos pessoas dedicadas a caçar e tocar algo com significado e alma. O período após o ‘Dark Side of the Moon’, quando fizemos o ‘Wish You Were Here‘, foi um momento estranho. Tínhamos alcançado tudo o que alguém poderia desejar, e havia um certo distanciamento entre nós naquele momento. Roger Waters não foi o único a perceber essa sensação de vazio.”
“Mas, curiosamente, essa sensação de vazio faz parte da magia do álbum. Ela contribuiu para a sua criação. Não consigo compreender completamente como isso aconteceu. Mas não lamento aquele período de forma alguma. Não vejo o sucesso como algo permanente. Talvez haja pequenos declínios em alguns aspectos, mas esses declínios na vida podem inspirar coisas grandiosas. É estranho pensar como algo tão incrível quanto esse álbum surgiu daquele sentimento de vazio que tínhamos.”
Assim, David Gilmour, sempre um mestre das palavras, compartilhou suas reflexões sobre essa incrível jornada musical entre tantos álbuns clássicos, e explicando sua preferência pelo clássico “Wish You Were Here”.