Em 2023, Luiz Gayotto comemora 25 anos do show de seu primeiro CD O Catarina, lançado em maio de 1998. Assim, para comemorar, apresenta seu novo espetáculo As Canções Que Eu fiz Pra Mim, onde relê algumas criações dos seus cinco discos lançados desde então: O Catarina (1998), Viver e o Amor Na Cidade Grande (2000), Fragmentos de Música Livre e Espontânea (2004), Proponhomix (2011) e Nano_A_Yocto (2018). Aliás, o show acontece no dia 18 de maio, quinta-feira, às 20h, no Itaú Cultural.
Como parte da celebração, o cantor Rubi, o ator Gero Camilo e o artista plástico Júlio Dojcsar, companheiros nessa trajetória, farão participações especiais e afetivas. Além disso, Rubi e Gero Camilo cantarão com Gayotto algumas canções que fazem parte de um repertório em comum, de suas carreiras. Isto porque existem diversos trabalhos que realizaram juntos. Ademais, Júlio Dojcsar, que também acompanhou Gayotto em vários projetos, pintará uma tela, ao vivo, inspirado pelas canções apresentadas.
O novo projeto (que inclui a gravação de um novo álbum) faz Gayotto retornar à canção. Então ele retorna ao formato que abandonou nos últimos dez anos, quando trabalhou compondo para teatro e cinema. Como resultado dessa experiência, ele trouxe um viés experimental e minimalista ao seu trabalho.
Luiz Gayotto e o repertório do show
A escolha do repertório para o novo projeto leva em conta músicas significativas dos álbuns anteriores que revisitam sua carreira. Estão no roteiro as autorias Vaidade, Medo, Vazio; e parcerias como Aventureiros (Luiz Gayotto/ Flávio Boaventura) e Quero Ser Uma Máquina (Luiz Gayotto em texto de Heiner Muller).
Acompanhado por um trio de músicos companheiros de “estrada”, num formato tradicional – Estevan Sinkovitz (baixo), Rovilson Pascoal (guitarra) e Rogério Bastos (bateria) – farão releituras divertidas e atualizadas para esse repertório. “É uma volta radical à gênese das canções e a uma estética que está distante das pesquisas musicais que venho fazendo desde 2004, por isso é uma retomada com sabor de novidade”, conta.
Natural de Florianópolis, Luiz Gayotto cursou música popular na UNICAMP. É compositor, cantor, arranjador, violonista, percussionista. Com seis álbuns editados, além de trilhas para teatro e cinema, atua como professor de prática vocal na EMESP Tom Jobim.
Ficha técnica:
Show As Canções Que Eu fiz Pra Mim
Com Luiz Gayotto. Participações especiais: Rubi, Gero Camilo e Júlio Dojcsar.Direção Artística: Luiz Gayotto. Produção Executiva: Felipe G. Músicos: Luiz Gayotto (Voz, violão e percussão). Estevan Sinkovitz (Baixo). Rovilson Pascoal (Guitarra) e Rogério Bastos (Bateria). Luz: Karine Spuri. Som: Duda Gomes.
Serviço:
Show As Canções Que Eu fiz Pra Mim com Luiz Gayotto
Dia 18 de maio, quinta-feira, às 20h.
Duração: 75 minutos.
Classificação etária: Livre.
Ingressos: Gratuitos, retirada com antecedência pelo site https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/luiz-gayotto-comemora-25-anos-de-carreira
Itaú Cultural
Av. Paulista, 149, Estação Brigadeiro do metrô. São Paulo – SP
Capacidade: 224 lugares.