O mundo da música perdeu um dos seus maiores mitos. O cantor e compositor João Gilberto morreu neste sábado (6) aos 88 anos de idade. A informação foi confirmada por seu filho João Marcelo nas redes sociais.
“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu o filho do cantor em um post neste sábado.
Contar a história da vida de João Gilberto é contar parte da história da música brasileira. Nascido na Bahia, o cantor logo cedo descobriu o violão e a paixão o levou a ser um mestre do instrumento e criar um movimento que levou o Brasil para o mundo inteiro. O juazeirense foi um dos inventores do movimento “Bossa Nova” com parceiros como Tom Jobim, um dos seus maiores pares, e outros tantos grandes músicos. O jeito único de tocar o violão e usar a voz de maneira suave se interpondo ao violão genialmente tocado levaram João Gilberto a ser conhecido no mundo inteiro e atingir um status de mito ainda em vida.
Nos últimos anos de sua vida, o cantor viveu recluso em seu apartamento no Rio de Janeiro. Ele morreu em casa e a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. João enfrentava problemas de saúde nos últimos meses.
Além de João Marcelo, João Gilberto deixa outros dois filhos, Bebel e Luisa.