A frase consagrada pelo tempo, “Follow that!”, tocou com uma ressonância ensurdecedora quando o Motörhead foi confrontado com a necessidade de estabelecer um marco do rock (“Ace Of Spades”), um álbum número um (“No Sleep Till Hammersmith”) e seu “Bomber” – o mais espetacular adereço de palco já visto no rock. Como último grito da formação de três amigos com Lemmy, Fast Eddie Clarke e Phil “Philthy Animal” Taylor, “Iron Fist” foi rudemente descartado por alguns que o consideraram não tão bom e inicialmente sofreu um pouco de desdém.
Estamos aqui para, finalmente, corrigir esse absurdo, já que “Iron Fist” se revela como uma captura instantânea vital da banda em um período crucial em que eles se viram presos no tornado provocado pelo sucesso. Quarenta anos depois, o álbum soa como o Motörhead de primeira, sem luvas e cintos de segurança. Por pura velocidade, poderia ser mais rápido, mais fora de controle de todos os seus lançamentos.
Para comemorar o 40º aniversário deste canhão de criatividade do arsenal do Motörhead, o álbum está sendo apresentado em novas edições de luxo. Haverá edições de capa dura em dois formatos de CD e Vinil triplo, apresentando “a hammer fist blow”, remasterização do álbum original, faixas bônus demo inéditas e um show completo, originalmente transmitido pela Radio Clyde em 18 de março de 1982. Além da história do álbum e muitas fotos inéditas. Há também uma edição limitada, versão “blue and black swirl” do álbum. Ouça aqui.
Além do lançamento com novas edições do álbum, o curta-metragem de “Iron Fist” foi redescoberto, digitalizado e lançado oficialmente para o prazer da visão do mundo. A faixa instrumental “Ripsaw Teardown” é utilizada como trilha sonora e faz parte de uma das demos inéditas do álbum que antes foi utilizada em “Mars, Bringer Of War” de Gustav Holst. O vídeo promocional de 1982 é dirigido por Nick Mead e foi filmado em uma floresta de Hertfordshire, ambientado na era medieval. Assista:
“(Don’t Let ‘Em) Grind Ya Down” é uma das faixas mais aclamadas da banda, produzida por Will Reid Dick, ela integra o combo de surpresas de relançamento do álbum, ganhando um videoclipe inédito, a versão ao vivo intitulada “(Don’t Let ‘Em) Grind Ya Down – Live In Glasgow 1982”, já disponível no Youtube, confira: