Você não pode falar sobre metal sinfônico sem mencionar o Nightwish. Pouco depois de se formar no meio dos anos 90, as majestosas musas de Tuomas Holopainen se tornaram o padrão para o gênero. Eles alcançaram sucesso regular nas paradas em sua Finlândia natal. Além disso, ao mesmo tempo conquistaram aclamação crítica, graças à sua visão desimpedida, com todos os instrumentos ressoando.
O Nightwish escreveu mais de 100 músicas desde o início. De tal frma qu e a maioria delas embalou os fãs durante sua série de shows ao vivo nesse período. A Hammer já listou as faixas que esses maximalistas nunca tocaram. Mas um clube ainda mais exclusivo é o daquelas que eles apresentaram uma vez e imediatamente descartaram. Abaixo estão as quatro músicas que o Nightwish tocou ao vivo apenas uma vez, de acordo com o banco de dados de setlists setlist.fm.
Moondance (Oceanborn, 1998)
A estreia do Nightwish, Angels Fall First, de 1997, e a escrita e gravação aconteceu com a intenção de ser uma demo. Mas virou um álbum de estúdio totalmente desenvolvido. Como resultado, é muito mais bruto e pronto do que qualquer outra coisa que os finlandeses já tenham lançado. O Oceanborn, que se seguiu rapidamente, os levou por caminhos mais grandiosos. Assim, a instrumental Moondance é indicativa do som mais heróico que a banda desejava: o tecladista Tuomas apresenta uma melodia bombástica enquanto seus colegas músicos galopam junto.
No entanto, talvez porque deixaria o vocalista do Nightwish sem nada para fazer por um tempo, essa transição só aconteceu uma vez no set. Foi no Club Feeniks, em Turku, Finlândia, em 13 de fevereiro de 1999. Aliás, realizada como parte de uma suíte instrumental mais ampla no final da noite.
Sleepwalker (2000)
O Oceanborn marcou a festa de apresentação comercial do Nightwish. Seu single principal, Sacrament Of Wilderness, foi a primeira música da banda a liderar as paradas finlandesas, e a capa do álbum de Walking In The Air repetiu esse feito em 1999. Por causa desse sucesso, os maestros decidiram lutar por um lugar no Eurovision Song Contest de 2000, esperando representar sua nação natal com uma música recém-escrita, Sleepwalker.
Sleepwalker venceu a votação do público quando o Nightwish defendeu seu caso na TV nacional para representar a Finlândia, mas as pontuações de um júri os levaram ao terceiro lugar geral. A tentativa foi frustrantemente frustrada, o que significa que a única performance desta música foi para aqueles juízes enfadonhos em Helsinque, em 12 de fevereiro de 2000.
Meadows Of Heaven (Dark Passion Play, 2007)
O Nightwish encerrou a turnê de Dark Passion Play de 2007 de forma poética. Meadows Of Heaven é a última música do sexto álbum (o primeiro a apresentar Anette Olzen nos vocais), e termina 75 minutos de metal cinematográfico de forma apropriadamente operística. Sua estreia ao vivo foi reservada para o último show que a banda fez antes de se recolher à sala de composição para criar o Imaginaerum, fechando adequadamente o set principal.
O Nightwish não voltou ao palco até 2012, momento em que tinham mais 75 minutos e 13 músicas em seu arsenal. Não surpreendentemente, então, Meadows Of Heaven tornou-se uma vez e feito, mas cumpriu lindamente seu papel na única vez que apareceu.
Pan (Human :||: Nature, 2020)
Como muitas outras bandas de metal, o Nightwish atravessou a pandemia substituindo as turnês que deveriam ter feito para Human :||: Nature de 2020 por um livestream. Na verdade, tire isso: eles fizeram dois. A banda fez um set de duas noites, chamado An Evening With Nightwish In A Virtual World, que marcou a estreia de várias músicas do álbum anterior, incluindo Shoemaker, Tribal e Noise.
A única que não chegou aos palcos da vida real foi Pan. É uma pena, já que a música continua os modos exagerados do Nightwish sem restrições, mas também exibe alguns riffs bastante robustos. Infelizmente, no entanto, o fato permanece: este hino foi dispensado após sua estreia no livestream. E, dado que o Nightwish está se preparando para lançar o sucessor de Human :||: Nature, é improvável que ele tenha seu momento ao sol.