Simone, uma das divas da nossa MPB, recebe prêmio especial! Isto porque, os vencedores da 24ª edição do Grammy Latino sobrem ao palco na quinta-feira, 16 de novembro, durante a cerimônia em Sevilha, Espanha, mas a festa já começou. A transmissão no Brasil será no canal Bis e pelo Globoplay, com sinal aberto para não assinantes.
Então, a festa já começou, pois a premiação teve início em 11 de outubro com a entrega dos prêmios especiais pelo conjunto da obra. Assim são conhecidos como Prêmio à Excelência Musical – Lifetime Achievement Award. Entre os nove artistas homenageados em 2023, destaca-se o nome de Simone Bittencourt de Oliveira, a cantora baiana popularmente conhecida como Simone. De tal forma que é ela representando o Brasil no 24º Grammy Latino.
Celebrada na cerimônia com depoimentos exclusivos de Ivan Lins, Martinho da Vila, Milton Nascimento e Zélia Duncan, artistas frequentes na discografia da homenageada, Simone recebe o prêmio em seu jubileu de ouro, celebrando 50 anos de carreira como cantora.
O reconhecimento é mais que justo, pois Simone é uma cantora de importância muitas vezes abaixo do que deveria no Brasil. Aliás, não pelo público que conquistou a partir da década de 1970, mas pelos críticos que, por vezes, foram implacáveis em seus julgamentos. Isso ocorreu devido à escolha da cantora por dar voz a um repertório mais acessível ao longo dos anos 1980, década áurea de Simone em termos de popularidade e vendas de discos. Uma merecida celebração para uma trajetória marcada pela autenticidade e talento!