Instrumento raro foi arrematado pelo empresário australiano Peter Freedman
Uma das peças mais emblemáticas do Rock foi arrematada em um leilão neste sábado (20) por nada menos que 6 milhões de dólares. Trata-se do violão usado por Kurt Cobain no legendário álbum “Acústico MTV” gravado em 1993 meses antes de sua morte em abril de 1994.
A peça fabricada em 1959 é bastante rara. O exemplar do cantor se soma a apenas outros 302 instrumentos postos a venda na tiragem original. Na descrição do leilão o anúncio diz que ele está preservado e conta, apesar de um jogo de cordas incompleto, com adesivos, palhetas e broches colados por Kurt. O instrumento pertencia a Isaiah Silva, ex-marido de Frances Bean Cobain, filha do músico. Após uma longa batalha judicial, o mesmo acabou ficando com a peça. Não se sabe quem colocou a peça em leilão.
O histórico violão usado por Cobain foi arrematado pelo empresário australiano Peter Freedman, fundador da empresa Røde Microphones, informou a Julien’s em um comunicado. O empresário afirmou que pretende exibir o instrumento em várias cidades do mundo, com a renda revertida para mundo da cultura. O preço, de 5 milhões de dólares e que subiu a 6,01 milhões após as taxas e comissões, superou a estimativa da casa que fixou preço inicial da peça em US$ 1 milhão.
Uma curiosidade sobre o recorde do violão de Cobain: Até o momento, a guitarra mais cara da história era uma Fender Stratocaster, batizada “Black Strat”, usada pelo guitarrista do grupo britânico Pink Floyd, David Gilmour, que foi vendido pelo músico por 3,975 milhões de dólares, em um leilão organizado em junho de 2019 pela Christie’s com renda destinada a obras de caridade.
A apresentação acústica do Nirvana durante a gravação da popular série “MTV Unplugged” em 18 de novembro de 1993 gerou o álbum que é considerado um dos maiores ao vivo da história.
Escute o legendário álbum “Acústico MTV” gravado por Kurt Cobain com o vioLão que bateu recorde de preço no leilão deste sábado (20):