O cantor Zé Felipe está sendo processado por uma acusação de plágio. Segundo as informações do colunista Lucas Pasin, do UOL, o sucesso “Toma Toma Vapo Vapo“, parceria do cantor com MC Danny, é alvo de um processo que corre na Comarca de Bragança Paulista, interior de São Paulo.
Segundo reportagem publicada no site, o compositor José Carlos de Lima Pereira, conhecido como Carlinhos Mutuca, alega que o sucesso de Zé Felipe foi um plágio da música “Vip Vap“, de sua autoria. A agência Talismã Digital, MC Danny e os compositores Lucas Medeiros, Shylton Fernandes e Vinícius Poeta também são citados no processo.
Ainda de acordo com informações do jornalista, o compositor diz, no documento do processo, que já havia divulgado a canção “Vip Vap“, registrada em 2020, em programas de TV, como “Legendários“, na Record, e “Programa do Ratinho“, SBT.
Para Carlinhos, “Toma Toma Vapo Vapo” lhe é familiar pela semelhança das palavras usadas no refrão. Ele argumenta que as palavras “Toma Toma Vapo Vapo” trazem o mesmo sentido sexual de “Vip Vap”.
O compositor quer ser reconhecido como autor de obra que inspirou a canção de Zé Felipe. Carlinhos Mutuca também pede indenização por danos morais e que todos os valores conquistados por meio de “Toma Toma Vapo Vapo” sejam apresentados para quantificar o prejuízo sofrido, estipulando um valor mínimo de R$ 30 mil.
Zé Felipe, a agência Talismã, MC Danny e os compositores Lucas Medeiros, Shylton Fernandes e Vinícius Poeta já foram procurados para apresentarem a defesa.
O cantor e a sua agência enviaram a seguinte nota para o UOL:
“O escritório do cantor Zé Felipe esclarece através da sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento da ação proposta por José Carlos. Assim sendo, o departamento jurídico está elaborando defesa comprovando que inexiste razão no mérito do pedido, como também que o Zé Felipe é apenas o intérprete da música (cantor), as demais questões deverão seguir entre o Autor e as gravadoras/produtoras.”
Os compositores da canção, que até agora ultrapassa 119 milhões de streams no Spotify, também se manifestaram para o jornalista. Vinicius Poeta disse: “Neste caso, qualquer leigo percebe que não existe nenhum trecho nem que lembre nada nas duas músicas. Nossa editora já está tomando as providências cabíveis. Fico triste.”
Lucas Medeiros contou que ficou sabendo do processo há alguns dias: “Já ouvimos a música e não tem nenhum trecho parecido, muito menos igual”. Shylton Fernandes e MC Danny não se manifestaram.