A pataforma de streaming Netflix adquiriu os direitos da maior obra do escritor colombiano/mexicano Gabriel García Márquez. O romance ‘100 anos de solidão’ é um best seller premiadíssimo lançado em 1967 que colocou o nome do escritor na história e vendeu mais de 50 milhões de livros. Agora essa história vai ser contada pela primeira vez na televisão.
O autor vencedor do Prêmio Nobel literatura em 1982 Gabriel García Márquez, que morreu em 2014, nunca quis vender os direitos da obra enquanto estava vivo, pois achava que nenhuma adaptação faria justiça ao que ele imortalizou nas páginas.
A família do autor também sempre compartilhou da opinião e não tinha pensado em vender os direitos até então, mas a proposta da Netflix, de fazer a série em capítulos e com uma narrativa mágica em espanhol e gravada na colômbia, convenceu os herdeiros do autor. A produção executiva do projeto será de Rodrigo Garcia e Gonzalo García Barcha, filhos de Gabriel García Márquez.
Em entrevista ao New York Times Rodrigo Garcia explicou porque deram o ‘sim’ ao projeto:
“O serviço da Netflix foi dos primeiros a provar que as pessoas estavam mais do que dispostas a ver séries produzidas em línguas estrangeiras com legendas. Tudo o que era um problema parece ter desaparecido”