A vez do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como um jovem urso em Paddington – sim, ele dublou o adorável urso na versão de seu país do filme de 2014 – não foi o primeiro mergulho do político na atuação nas telas. Zelensky recentemente estrelou e criou a série satírica da Netflix Servant to the People, que terminou (sem choque aqui) quando ele decidiu concorrer à presidência em 2019 sob um novo partido político também intitulado Servant of the People. Coincidência? Talvez não.
A Netflix finalmente adicionou essa joia de volta ao seu serviço nos Estados Unidos, o que significa que os americanos curiosos sobre a incomum carreira de ator pré-presidencial do ucraniano podem conferir a série enquanto continuam se maravilhando com seu trabalho contra a invasão russa. O show foi ao ar três temporadas de 2017-2021, estreando um total de 51 episódios para o streamer. No momento, você pode transmitir toda a primeira temporada da sátira na Netflix em qualquer lugar dos EUA.
Servant to the People segue um curso semelhante ao do próprio Zelensky no mês passado – mais ou menos. O distraído professor de história do ensino médio Vasyl Petrovych Goloborodko se torna uma sensação viral da noite para o dia depois que um de seus alunos publica um videoclipe dele online. O clipe mostra Vasyl reclamando sobre a corrupção na Ucrânia, levando um grupo apaixonado de estudantes a fazer crowdfunding para sua própria campanha presidencial.
Sua paixão eventualmente leva o cara da classe trabalhadora à vitória política. O conceito de peixe fora d’água deixa Vasyl confuso, facilitando seus deveres como um homem do povo. Ao lado de Zelensky, a série também conta com atores ucranianos como Olena Kravets, Nataliya Sumska e Stanislav Boklan. Zelensky até criou e produziu a série para Netflix e Kvartal 95.
As notícias de streaming seguem o aumento da popularidade que Zelensky viu depois que a Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro. Globalmente, as pessoas se apegaram à persona Everyman de Zelensky, celebrando o líder mundial por seus esforços na Ucrânia. Agora, com esta série de comédia, esses torcedores também terão um gostinho de suas habilidades de comédia.
“A série é uma comédia, mas também um documento importante de onde Zelensky vem”, disse o sócio-gerente da Eccho, Nicola Söderlund, em um comunicado sobre as notícias do relançamento. “Seu presidente fictício é um homem normal, que cresce em seu papel de líder heróico e adorado. Embora o cenário do mundo real enfrentado por Zelensky e o povo ucraniano seja muito mais sombrio e assustador do que a comédia da série, existem paralelos óbvios com a situação do mundo real, e Servant of the People é uma peça fascinante, importante e histórica de televisão.”
Todos os 23 episódios da 1ª temporada de Servant of the People estão agora sendo transmitidos na Netflix.