A atormentada jovem conhece Tereza, papel de Tarso Brant, que explica o que é transgênero, abrindo a cabeça da menina
Depois de uma longa tortura psicológica, enfim, Ivana (Carol Duarte) vai descobrir que é transexual. No capítulo de amanhã (quinta 28), de A Força do Querer, a jovem desiste de viajar com Cláudio (Gabriel Stauffer) e vai a um bar relaxar. Ela encontra Anita (Lua Blanco), que está esperando uma pessoa. Ivana pensa em ir embora quando Tereza (Tarso Brant) chega e Anita a apresenta. “Oi, Ivana. Tereza”, cumprimenta. A jovem acha que os dois estão de brincadeira com ela e se mostra irritada, mas Tereza explica que não quis mudar o nome que recebeu de seus pais. “Quem é que bota o nome de um menino de Tereza?”, pergunta, ainda sem entender. “Eu nasci num corpo de menina. Só que eu não era uma menina!”, explica o rapaz.
Ivana não acredita no que ouve e Anita decide explicar melhor. “Ele é um trans. Nasceu no corpo errado! Nunca tinha ouvido falar nele não? Procura na internet. Tereza Brant. Tem a historia dele toda lá! Mostra para ela, Te!”, conta. Tereza então mostra uma foto de quando era criança, deixando Ivana perplexa. O rapaz começa a contar como se sentia antes de fazer a transição de gênero e Ivana se identifica de imediato, principalmente em relação à rejeição aos próprios seios, problema que Te não tem mais porque fez uma cirurgia. Ivana começa a lembrar de várias situações que vivenciou e fica cada vez mais interessada na história de Tereza. “Conta mais!”, ela diz, animada. Em casa, Ivana começa a pesquisar sobre pessoas transexuais na internet e passa a noite toda à frente do computador, cada vez mais impressionada.
No dia seguinte, Ivana se abre com a prima Simone (Juliana Paiva). “Sinto as mesmas coisas que Tereza sentia, quando tinha um corpo feminino. Ele amarrava os seios como eu, e não se sentia à vontade como menina. Hoje ele é feliz e se entende… Acho que estou me descobrindo, Simone”, avisa a jovem, deixando a filha de Silvana (Lilia Cabral) confusa. Depois, Ivana começa a tentar assumir de vez sua orientação sexual. Ela chega a comprar roupas de homens e se vestir como tal. Ao ver a filha com o figurino todo masculino, Joyce tem um choque, mas nem imagina o que vem por aí.
Para saber a reação da tia sobre o assunto, Simone joga uma indireta pra ela na frente da prima e pergunta o que ela faria se por acaso Ruy (Fiuk) chegasse e falasse que não se sentia num corpo de homem, mas, sim, de uma mulher. A dondoca responde que mandava interná-lo. Disposta a fazer logo a transição de mulher para homem, Ivana procura sua psicóloga (Ester Jablonski) e conta sobre sua decisão. No entanto, a profissional avisa que não é assim tão fácil como ela imagina e que todo o procedimento precisa de uma preparação muito difícil. Ansiosa, Ivana chega a ficar irritada com a falta de apoio da psicóloga.
Ter a própria história contada numa novela é motivo de muito orgulho para Tarso Brant, que antes de saber que entraria na trama, já conversava com a autora Gloria Perez sobre suas experiências. “É muito bom poder ajudar as pessoas a entender o que acontece com quem vive essa questão de identidade de gênero. Ao contrário da Ivana, que terá a Tereza para guiá-la nessas novas descobertas sobre ela mesma, eu não tive ninguém”, revela Tarso, que é ator, mas participa de uma novela pela primeira vez. Carol Duarte também está com muita expectativa para viver o que vem pela frente na vida de Ivana e analisa como a história da personagem pode mudar a visão sobre o assunto na sociedade. “Algumas pessoas me dizem que assistem às cenas da Ivana com a família e essa discussão está sendo tratada dentro de casa. A novela pode ser um gatilho de diálogo e busca de informação sobre o tema, o que ajuda muito no combate à rejeição às pessoas trans”, acredita a atriz.