A família Gudman é devastada pelo desastre natural logo na estreia da novela
Apocalipse estreia logo mais na tela da RecordTV e já chega com cenas de alto impacto. Um tsunami abre a novela e devasta a vida da família Gudman. Estamos nos anos 1980, em um resort paradisíaco no continente asiático. Jonathan (Gil Hernandez) e Elisa (Deborah Khalume) Gudman curtem férias com os filhos Alan (Maurício Pitanga) e Uri (Phelipe Gomes). Alan sai para mergulhar em alto mar. Enquanto caminha pela praia, o caçula Uri ouve um ruído forte. E vê uma grande revoada de pássaros no céu. Já Alan contempla a paisagem do fundo do mar, onde faz mergulho com um instrutor. Na praia, Uri fica intrigado ao perceber o mar se recolher deixando a faixa de areia cada vez maior. Enquanto isso, Alan nota uma movimentação diferente da água durante o mergulho.
No resort, Jonathan elogia a beleza de Elisa, num completo clima de romance na pérgula da piscina. Nesse momento, Uri se aproxima dos pais e grita que algo estranho está acontecendo. Rapidamente, eles veem alguns turistas correndo. Jonathan, Elisa e Uri se desesperam com a chegada de um tsunami devastador. Eles tentam correr, mas são engolidos pela onda gigantesca. Alan e o instrutor retornam à superfície e estranham a mudança radical da força do mar. Levado pelas águas, Uri consegue sobreviver e grita, desesperado, pelos pais. Ferido, o menino vê uma criança e tenta ajuda-la.
O barco de Alan se aproxima da costa e, em choque, percebe o desastre ocorrido. O rapaz vasculha o lugarejo atrás de sua família e consegue achar Uri. Eles se abraçam, emocionados. Mas nenhum sinal de seus pais. Alguns dias depois, em Jerusalém, Jonathan e Elisa Gudman são sepultados. Uri e Alan choram a morte dos pais e são acarinhados pelo tio Oziel (Castrinho), que promete cuidar dos sobrinhos.