O oficial está determinado a levar a esposa e menina para os seus domínios
Vivendo e aprendendo… Quem diária que até mesmo nos tempos de Dom Pedro I já havia batalha judicial pela guarda de uma criança. Mas é o que Novo Mundo está mostrando. E as cenas que começam a ir ao ar no capítulo de hoje (quinta 27), Anna (Isabelle Drummond) e Thomas (Gabriel Braga Nunes) brigam nos tribunais pelo direito de ficar com a pequena Vitória. Thomas prometeu fazer de tudo para ter Anna e Vitória de volta à sua casa, mesmo sabendo que a esposa quer viver ao lado de Joaquim (Chay Suede), verdadeiro pai de sua filha. Dom Pedro (Caio Castro) acolheu a jovem no Palácio da Quinta para sua segurança, mas o oficial não se intimidou e a surpreendeu com uma intimação para comparecer à Embaixada da Inglaterra em uma audiência pela guarda de Vitória.
Joaquim e Anna ficam desesperados com a possibilidade de Thomas ganhar a disputa, por saberem que ele não irá poupar esforços para conseguir desmoralizar a escritora na frente do ministro. Durante a audiência, Anna aproveita para usar como exemplo os atos inescrupulosos do marido e convencer a autoridade de que é impensável voltar a conviver com o oficial: “Thomas, você me mantinha presa em casa, por isso eu tive que fugir. Foi Thomas que atirou em Joaquim! Só vim saber disso depois. Ele mesmo fez questão de confessar! Somente há pouco descobri quem era o meu marido de verdade e todas as barbaridades que ele foi capaz de fazer”.
A escritora sofre com as mentiras e dissimulações do vilão
Mas o vilão não perde a confiança no seu poder como homem e acusa a esposa de adultério, além de afirmar que está louca: “Minha esposa abandonou o lar, cometeu adultério e está me impedindo de ter uma convivência saudável com minha filha. O fato, ministro, é que sei que Anna não está em pleno uso de suas faculdades mentais”. Anna fica revoltada com a declaração de Thomas e explode: “É mentira! Eu não estou louca! Ele é que é louco, perverso, mentiroso!”.