Lucinda consegue enrolar a mocinha, ao “provar” que Inácio está morto, e a portuguesa decide voltar para sua terra natal
O mundo começa a sorrir para Maria Vitória (Vitória Strada). No capítulo de hoje (quarta 15), de Tempo de Amar, Irmã Assunção, agora chamada Izabel, (Yasmim Gomlevsky) está no Rio e conta a portuguesinha que José Augusto (Tony Ramos) resgatou a filha dela, que havia sido adotada por um casal. E mais: que entregará uma carta dela ao pai quando retornar. Mas a alegria da mocinha dura pouco. Maquiavélica, Lucinda (Andreia Horta) leva as cinzas de sua falecida mãe e mostra a Maria Vitória, afirmando se tratar dos restos mortais de Inácio (Bruno Cabrerizo). Maria Vitória cai na armadilha da vilã e Lucinda e conclui que seu amado realmente morreu no incêndio do paiol em São Vital. Ela se desespera e Vicente (Bruno Ferrari) a apoia.
Mas se Maria Vitória é fácil de ser enrolada, Vicente é mais sagaz. Ele acha toda essa história muito estranha e vai investigar. Emília (Françoise Forton) desconfia quando Vicente procura Lucinda, querendo saber mais detalhes sobre esse incêndio que ela tanto fala. Esperta, ela muda o rumo da prosa e incentiva o rapaz a assumir seu amor por Maria Vitória. Ele fica pensativo eleva um susto quando Maria Vitória o informa que vai voltar à sua terra para reencontrar sua filha. Vicente (Bruno Ferrari) avisa que a acompanhará. Só que, em Portugal, José Augusto descobre que a filha viajou com outro nome para o Brasil e resolve tentar resgatá-la no Rio. Delfina (Letícia Sabatella) pede para ir junto, mas ele não deixa porque precisa que a governanta tome as decisões sobre a Quinta durante a sua ausência. E lá vem mais desencontros, gente!